Jornal Estado de Minas

BRT na Av. Cristiano Machado deve estar em pleno funcionamento até 3 de maio

Cronograma obtido pelo EM mostra que BHTrans pretende concluir implantação até o começo do próximo mês. Estação vilarinho deve estar integrada ao sistema BRT até dia 19

Junia Oliveira Bruno Freitas
O Move vem aí: estação localizada em Venda Nova deve passar a receber coletivos do novo sistema - Foto: Jair Amaral/EM/DA Press - 7/9/13


Depois de adiar as primeiras mudanças nas linhas, previstas inicialmente para 22 de março, a BHTrans deve encerrar no início de maio o cronograma de implantação das três fases do BRT/Move no corredor da Avenida Cristiano Machado, no Vetor Norte de Belo Horizonte. Além das seis novas linhas cujo início de operação foi antecipado ontem pelo Estado de Minas, planejamento completo obtido pela reportagem aponta a alteração no quadro de horários de outros cinco itinerários – incluindo as três linhas troncais já em operação na Estação São Gabriel (83D, 83P e 82) – a partir de sábado, quando entra em operação a primeira fase das alterações.

De acordo com o planejamento, 19 linhas novas substituirão 17 itinerários atuais. O princípio seguido é o da divisão dos atuais trajetos, otimizando a distribuição dos coletivos até o hipercentro de BH por meio da concentração de usuários nas linhas troncais, que percorrerão os corredores exclusivos do Move.

Coletivos de linhas diametrais que trafegam de um bairro a outro deixarão de existir, substituídos por linhas alimentadoras dos bairros até as estações São Gabriel e Vilarinho. O planejamento oficial indica que o terminal localizado em Venda Nova será integrado ao Move no próximo dia 19, com duas linhas.

O reforço do BRT começa no próximo sábado, mas com alterações ainda tímidas. Duas linhas vão entrar em operação e quatro serão reformuladas. Cinco outras terão mudanças nos quadros de horários e duas serão extintas.
Os passos seguintes do cronograma dependem do andamento das obras, mas para o dia 19 deste mês está prevista a segunda fase das modificações, com três novas linhas e a substituição de cinco que trafegam pela Região Nordeste de BH. Em 3 de maio está programado para entrar em operação o restante do sistema, quando serão criadas 14 linhas e substituídas 10 que atendem moradores das regiões Noroeste, Oeste e Pampulha. Haverá ainda alteração nos quadros de horário, itinerários e na numeração de vários ônibus.

Clique para ver o cronograma completo do transporte - Foto: Arte EMExemplo da mudança é a implantação das linhas 815 (Estação São Gabriel/Conjunto Paulo VI) e 9850 (Estação São Gabriel/Estação José Cândido), a partir deste fim de semana. Serão extintas a 5508 (Aarão Reis via Minaslândia) e 5523A (Conjunto Paulo VI), que terá o itinerário substituído pela 815.

Novos itinerários e horários dos ônibus 66 (Estação Vilarinho/Hospitais) e 642 (Estação Vilarinho/Venda Nova) a partir do dia 19 são indicativo de que nessa data o Move poderá se deslocar para além da estação São Gabriel, embora, inicialmente, o corredor Venda Nova/Vilarinho esteja previsto para operar no mês que vem, de acordo com a BHTrans.

Também para o dia 19 têm início de circulação previsto as linhas 813 (Estação São Gabriel/Paulo VI via Ribeiro de Abreu), em substituição à atual 5506C; 814 (Estação São Gabriel/Jardim Vitória A), que substitui a 5502A; e 8151 (Estação São Gabriel/BH Shopping). Serão substituídas ainda 5502B (Capitão Eduardo), 5506B (Ribeiro de Abreu via Conjunto) e 5507A (Jardim Guanabara A).

O novo meio de transporte da capital mineira completou um mês esta semana com aprovação de passageiros, apesar das cobranças de melhorias e da necessidade de adequações. No corredor Cristiano Machado, os ônibus começaram a circular gradativamente. Atualmente, 23 articulados estão rodando, de um total de 192. Na Avenida Antônio Carlos, a expectativa é de que a Estação Pampulha entre em operação parcial ainda este mês. A BHTrans não antecipou a data de início do funcionamento do corredor, onde testes estão sendo feitos desde o mês passado..