Jornal Estado de Minas

Quebra-molas construído em curva causa problemas na MG-030, em Nova Lima

Moradores da região afirmam que acidentes são constantes no trecho por causa de motoristas que freiam em cima do obstáculo. DER diz que medidas serão tomadas

Passagem de pedestre elevada foi construída em uma curva da MG-030 - Foto: Cândida Guerra Santos

Uma passagem de pedestres elevada vem causando transtornos e acidentes na MG-030, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A sinalização foi construída em uma curva entre os condomínios Residencial Sul e Mirante da Mata. Mesmo com a sinalização, muitos veículos deixam para frear em cima da hora e acabam provocando batidas. O Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER/MG) afirmou que vai fazer uma vistoria no local e instalar linhas de estímulo de redução de velocidade.

Os problemas com o quebra-molas começaram em outubro do ano passado, quando a MG-030, que hoje recebe o nome de Rodovia Januário Carneiro, passou por obras de melhorias. Ao todo, foram investidos R$ 11,8 milhões, entre abril e agosto de 2013, em reparos na pista e realização de intervenções para melhorar a qualidade do asfalto.

Sinalização antes do obstáculo não informa que ele é elevado - Foto: Cândida Guerra SantosPorém, moradores da região reclamam do obstáculo que vem provocando acidentes. O trecho possui sinalização que avisa sobre a passagem de pedestres, mas não cita que ela é elevada. Com isso, os motoristas que saem da curva se deparam com o quebra-molas e têm que fazer frenagens bruscas.
No asfalto, há várias marcas de pneus.

No último domingo, quatro carros se envolveram em uma batida no trecho. Testemunhas informaram que uma ambulância freou em cima do obstáculo e acabou atingida pelos outros veículos. Ninguém ficou ferido.

O DER informou que está ciente da situação da MG-030. O órgão afirmou que, na próxima semana, serão feitas obras para a instalação de linha de estímulo de redução de velocidade na pista. O projeto, segundo o DER, já previa essas obras. .