Jornal Estado de Minas

Após protesto de moradores, BHTrans adia mudanças no trânsito da Av. Cristiano Machado

Por meio de nota, a empresa de trânsito informou que as próximas mudanças serão divulgadas após uma reunião com a comunidade

Cristiane Silva
Protesto na noite de segunda-feira fechou a avenida - Foto: Túlio Santos/EM/D.A PressA BHTrans anunciou nesta terça-feira o adiamento da alteração do acesso da Avenida Cristiano Machado para a Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara, na Região da Pampulha.
Revoltados com as mudanças, moradores da região protestaram na noite de segunda-feira. Eles montaram uma barricada e atearam fogo, fechando a Cristiano Machado. Alguns condutores que tentaram furar o bloqueio alegam que as pessoas chegaram a ameaçar jogar pedras. Bombas também chegaram a ser atiradas pelos manifestantes

A mudança fecharia o acesso da Rua Sônia, que atravessava a Avenida Cristiano Machado e fazia a conexão com a Sebastião de Brito. Também não seria possível fazer o caminho inverso, da Sebastião de Brito para a Rua Sônia.

Por meio de nota, a empresa de trânsito informou que as próximas mudanças serão divulgadas após uma reunião com a comunidade, mas o dia e horário do encontro ainda não foram divulgados. As alterações no trânsito estavam previstas para começar às 10h de hoje. Os novos acessos, conforme a BHTrans, têm objetivo de organizar o trânsito e implantar a faixa exclusiva de ônibus ao longo da Avenida Cristiano Machado, conforme projeto de mobilidade do PAC.


“Para a saída dos bairros, as alternativas existentes atendem a todos os deslocamentos. A BHTrans entende que algumas alterações podem trazer um impacto maior para alguns usuários, mas as mudanças propostas garantem um melhor desempenho para todo o sistema, diminuindo o período de pico em mais de 10 minutos, garantindo melhoria para os veículos e para o  deslocamento do sistema de ônibus”, justifica a empresa na nota.

Veja o mapa das alterações que seriam implantadas hoje pela BHTrans

- Foto: BHTrans/Divulgação
.