Jornal Estado de Minas

Protesto complica trânsito na Avenida Cristiano Machado

De acordo com as primeiras informações da Polícia Militar (PM), aproximadamente 200 pessoas interditaram as duas pistas da avenida. Uma pessoa foi detida

João Henrique do Vale Landercy Hemerson
Cristiano Machado ficou fechada por cerca de duas horas durante protesto - Foto: Tulio Santos/EM/DA Press

Um protesto de moradores complicou o trânsito na Avenida Cristiano Machado na noite desta segunda-feira no Bairro Primeiro de Maio, Região Nordeste de Belo Horizonte. O grupo, de aproximadamente 200 pessoas, fechou os dois sentidos da rodovia por mais de duas horas. Eles protestam contra a mudança do acesso no cruzamento das avenidas Cristiano Machado com Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara, Região da Pampulha, que deve entrar em vigor nesta terça-feira. O clima chegou a ficar tenso na região depois que alguns motoristas tentaram furar o bloqueio. Alguns condutores alegam que as pessoas chegaram a ameaçar jogar pedras. Bombas também chegaram a ser atiradas pelos manifestantes. Pelo menos um manifestante foi detido.

Veja mais imagens do protesto

De acordo com a Polícia Militar (PM), aproximadamente 200 pessoas, chegaram na avenida por volta das 18h.
Com pneus e pedaços de madeira, que foram incendiados, os moradores conseguiram interditar os dois sentidos da avenida. Muitas pessoas que participaram do ato, arremessaram bombas caseiras a todo momento. Alguns carros também chegaram a ser apedrejados. Moradores afirmaram que alguns manifestantes foram detidos. Porém, a informação ainda não foi confirmada pela polícia.

Um ônibus que levava passagerios para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Grande BH, também ficou parado no protesto. Alguns ocupantes ficaram irritados com o ato, já que iriam perder o avião. Eles chegaram a denunciar que os moradores pediram R$ 500 para liberar a passagem.

Motoristas que estavam desde quando o protesto começou alegam que alguns manifestantes chegaram a ameaçar jogar pedras caso os condutores não atendessem a ordem de parada. Porém, conforme o tenente Wagner Botelho, do 13º Batalhão da Polícia Militar, não houve registro de quebradeira.

Viaturas da PM e do Corpo de Bombeiros foram para o local para negociar com os manifestantes. O trânsito só foi liberado às 20h20. Por causa do protesto, o trânsito ficou bastante lento na região.
O congestionamento chegou até a Avenida Sebastião de Brito.

Os moradores dos bairros Primeiro de Maio, Suzano e Dona Clara protestam contra a mudança no trânsito na região que foi anunciada na tarde desta segunda-feira pela BHTrans. A partir das 10h desta terça-feira, o acesso no cruzamento das avenidas Cristiano Machado com Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara, Região da Pampulha, será alterado no sentido Centro/bairro. De acordo com a empresa que administra o trânsito na capital mineira, a medida faz parte do processo de implantação da faixa exclusiva de ônibus ao longo da Cristiano Machado e também integra o projeto de mobilidade previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O comerciante Gladyston Olavo afirma que os moradores estão insatisfeitos com as obras feitas na Avenida Cristiano Machado, que, na opinião dele, isolou os bairros Primeiro de Maio, Suzano e Dona Clara. “Sou morador há 40 anos no Primeiro de Maio. Convocamos manifestação pois foram feitas obras para melhorar a fluidez da Cristiano Machado, mas as intervenções atrapalharam o nosso direito de ir e vir”, disse.

Protesto no Centro

O trânsito também é complicado no Centro de BH onde integrantes do movimento Tarifa Zero BH fazem um protesto na noite desta segunda-feira. Aproximadamente 500 pessoas participam da manifestação. O grupo chegou a fechar a Avenida Afonso Pena onde queimaram uma catraca.
.