Jornal Estado de Minas

Protesto de trabalhadores da educação fecha a BR-381, em Betim

Mais de 100 pessoas participaram da manifestação no Bairro Citrolândia. Há protestos programados em outras cidades mineiras

Cristiane Silva Luana Cruz

Uma manifestação do Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação (SindUte) fechou a BR-381 na altura do km 502, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.



A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que 150 pessoas participaram do protesto no Bairro Cirtrolândia. O congestionamento chegou a 4 quilômetros em cada sentido da rodovia, que ficou interditada por cerca de uma hora. As pistas foram liberadas às 11h30.


De acordo com SindUTE-MG, a mobilização foi convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), para protestar contra problemas no ensino e nas escolas no país. Na Grande BH, a manifestação vai ocorrer somente no período da manhã. No interior do estado, há mobilizações marcadas para acontecerem o dia todo. Há protestos agendados em Uberlândia, no Triângulo, Montes Claros, Norte de Minas, e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

O objetivo do CNTE é exigir o cumprimento da lei do piso, carreira e jornada para todos os profissionais da educação, investimento dos royalties de petróleo na valorização da categoria, votação imediata do Plano Nacional de Educação (PNE), destinação de 10% do PIB para a educação pública e contra a proposta dos governadores para reajuste do Piso Salarial e contra o INPC.
.