Jornal Estado de Minas

BHTrans muda sistema de embarque de passageiros nas estações BRT do Centro

Usuários só podem embarcar em apenas um lado das estações, podendo acessar os ônibus em portões específicos, distribuídos de acordo com as linhas

Bruno Freitas

Já pensando na operação completa do Move, a BHTrans restringiu o embarque de passageiros em apenas um lado das estações de transferência (ETs) das Avenidas Santos Dumont e Paraná.

Diferentemente de sábado, primeiro dia de operação do novo sistema, o usuário só pode acessar os ônibus em portões específicos, distribuídos de acordo com as linhas. O remanejamento aumentou o tempo médio de deslocamento na região central, uma vez que quem embarca na ET São Paulo, ainda que em sentido contrário, é obrigado a percorrer a Avenida Paraná.

Entre as 19h e as 20h, o EM levou 24 minutos para ir à Estação São Gabriel, ponto final do Move nesta primeira fase, e 16 minutos para voltar – em ambos os casos usando a linha 83D (Estação São Gabriel/Centro Direta). Doze minutos, ou metade do tempo da viagem inicial, foram gastos apenas no Centro, por causa da mudança no embarque.

O fluxo de passageiros no horário foi tranquilo, com problemas encontrados apenas nos monitores da ET São Paulo – somente um dos três visores em funcionamento informava a estimativa de viagens dos BRTs – e duas invasões de corredor por pedestres. “Como (o BRT) está no início, a gente tem de esperar. É preciso que o cidadão seja consciente sobre a necessidade da organização”, comentou a recepcionista Regiane Camilo, de 34 anos. Otimista, a passageira disse que ganhou pelo menos 40 minutos no deslocamento até o trabalho com a implantação do Move.


BALANÇO

O tempo médio das 47 viagens realizadas na linha 83D, das 5h às 16h, foi de 15 minutos da Estação São Gabriel à ET São Paulo e de 20 minutos até a ET Tamoios, na Avenida Paraná, com retorno em 18 minutos, segundo a BHTrans. Já as 38 viagens da 83P (Paradora) demoraram 16 minutos do terminal na Região Norte de BH à ET São Paulo e 31 até a ET Tamoios, média próxima à encontrada pelo EM na segunda-feira, quando os 8km de corredor foram percorridos em 25 minutos – dos quais 17 minutos (68%) apenas em 1,2km entre os viadutos do Complexo da Lagoinha e o Centro. Na linha 82 (Estação São Gabriel/Savassi via Hospitais) foram feitas 43 viagens com 40 minutos a ida e 27 a volta, contra os 24 minutos observadosw pelo EM anteontem.

.