Jornal Estado de Minas

Novos viadutos serão criados no Complexo da Lagoinha

Licitação aberta nesta quarta-feira também prevê a expansão do Boulevard Arrudas

João Henrique do Vale Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

Belo Horizonte deve continuar no ritmo das grandes obras por pelo menos mais um ano.
A prefeitura abriu processo de licitação para a terceira etapa de implantação do Boulevard Arrudas e também para a implantação de um novo elevado que vai ligar o Túnel da Lagoinha ao Viaduto Leste. O processo foi divulgado nesta quarta-feira no Diário Oficial do Município (DOM).

As obras serão divididas em dois lotes. O primeiro será a expansão do Boulevard Arrudas entre as ruas 21 de Abril e Rio de Janeiro. A empresa que ganhar a licitação terá que fazer a desmontagem e remoção de vigas da ponte na rua Curitiba, remoção dos guarda rodas ao longo do Ribeirão Arrudas, recobrimento da canalização e a preparação para o apoio das vigas, que serão usadas para tampar o leito do rio.

Também será realizada a demolição de passeios e a reconstrução de calçadas laterais mais largas. Serão implantadas novas pistas de rolamento e travessias de pedestres. Nesta área, conforme a licitação, será construída uma ciclovia.


O segundo lote tem obras mais complexas. As empresas terão que implantar um viaduto de ligação do corredor de ônibus da Avenida Cristiano Machado/Antônio Carlos com o Centro da capital. Também será criado um elevado que vai sair do Túnel da Lagoinha, em direção ao Hipercentro, que vai interligar com o Viaduto Leste.

Estão previstas, também, obras de alargamento do Viaduto Leste no sentido Complexo da Lagoinha / Centro.

Foto mostra a expansão do Boulevard Arrudas no Centro de BH - Foto: Prefeitura de Belo Horizonte/Divulgação

O prazo para a finalização das obras de expansão do Boulevard Arrudas será de 240 dias corridos, após os serviços serem licitados. Já o Complexo Viário da Lagoinha terá um prazo de 450 dias, contados a partir da data de emissão da 1ª Ordem de Serviço.

As empresas interessadas nos serviços têm até 28 de março para se inscreverem. O julgamento será realizado às 9h de 2 de abril. .