Jornal Estado de Minas

PBH faz blitzes para combater emissão de poluentes na capital

Entre os veículos alvo do programa estão caminhões, ônibus, utilitários e escolares que são abordados no pontos fixo da fiscalização na Via Expressa

- Foto: PBH
A prefeitura de Belo Horizonte está reforçando as ações contra emissão de poluentes na cidade. Com o objetivo de combater a poluição veicular, a Operação Oxigênio realiza blitzes em corredores de tráfego intenso na cidade, nos pontos finais e estações de ônibus. Na região Leste, uma das vias que recebe os trabalhos de fiscalização é a avenida dos Andradas. Entre os veículos alvo do programa estão caminhões, ônibus, utilitários e escolares, que, quando abordados, passam pela inspeção que verifica o nível de emissão de fumaça preta. Atualmente, a ação fiscal contempla a frota movida a óleo diesel, combustível preferido de veículos de uso intenso (que mais rodam e que mais transportam peso), além de ser a frota mais velha.

O responsável pelo veículo irregular é autuado e têm até 15 dias para providenciar a manutenção. Depois, é preciso comprovar que a situação foi regularizada, marcando uma vistoria no Ponto Fixo da Prefeitura localizado no bairro Coração Eucarístico. O espaço realiza a inspeção veicular e também contempla veículos para vistoria espontânea, de caráter preventivo e sem punição. Em ambos os casos, é necessário agendar a inspeção.
O serviço é gratuito.

A coordenadora do trabalho na Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (Smafis), Bernadete Carvalho Gomes, explica que para todos os veículos inspecionados os agentes lavram auto de fiscalização para comprovar a ação. Já nas situações em que o veículo é reprovado, um auto de fiscalização é lavrado. No documento consta a data agendada para comparecimento ao Ponto Fixo para nova vistoria. Bernadete destaca que, além do ganho ambiental, manter o veículo em bom estado de conservação é benéfico para o proprietário, porque fumaça escura é sinônimo também de desperdício de combustível.

Operação Oxigênio
Média anual de vistorias: 4.600
Variação da multa na primeira constatação de irregularidade: R$ 288,30 a R$ 2.883,05
Endereço do Ponto Fixo: Via Expressa, 3.200, Bairro Coração Eucarístico.
Telefone para agendamento de vistorias: (31) 3246-0193
Denúncia de irregularidades: Telefone 156 (informar número da placa do veículo e, se possível, no caso de coletivos, os números da linha e de ordem existentes na lateral do veículo)..