Jornal Estado de Minas

Ônibus são depredados durante a greve na Região Leste de BH

Veículos das linhas 901, 202 e 9407 foram alvo de ações de vandalismo quando circulavam com passageiros

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri

Um dos circulares que teve a janela quebrada durante a greve na capital - Foto: Edesio Ferreira/EM DA Press

Militares do 22º Batalhão da Polícia Militar (PM) atenderam pelo menos três ocorrências de ônibus depredados durante a greve dos rodoviários da manhã desta terça-feira na Região Leste de Belo Horizonte. Veículos das linhas 901 (Circular Leste), 9202 (Pompéia/Jardim América), 9407 (Alto Vera Cruz/Dom Bosco) foram alvo de atos de vandalismo quando circulavam com passageiros. Um coletivo da linha 9250 (Caetano Furquim/Nova Cintra) quase foi atingido por pedras, mas o condutor conseguiu desviar.

Conforme militares do 128ª Companhia da PM, a região concentra pontos finais de vários itinerários. Segundo os policiais, o clima esquentou entre passageiros, motoristas, cobradores e sindicalistas quando as viagens começaram. Os homens que atacaram os veículos ainda não foram identificados. Os condutores de coletivos danificados foram orientados a voltar para as garagens. As ocorrências de vandalismo foram registradas nas ruas Bartolomeu Dias, no Taquaril, Rua Flourina, no Bairro Paraíso, e Rua 28 de Setembro, no Bairro Esplanada.



A greve de motoristas e cobradores entrou no segundo dia. A categoria reivindica reajuste salarial de 21,5%, jornada de trabalho de seis horas, ticket de alimentação com 30 folhas no valor de R$ 15 e piso salarial com valor 30% acima do motorista do transporte convencional para os condutores do BRT/Move. Uma reunião entre a categoria e as empresas acontece hoje às 16h30 no Tribunal Reglonal do Trabalho.

Veja fotos da greve
.