Jornal Estado de Minas

Defesa Civil alerta para chuva forte em Belo Horizonte

Até meia-noite de quarta-feira pode chover entre 20 a 40 mm em média. Raios e ventania também estão previstos

Chuva forte atingiu Belo Horizonte na segunda-feira - Foto: Tulio Santos/EM/D.A Press
Os moradores de Belo Horizonte devem redobrar a atenção nas próximas horas, segundo o alerta feito pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), na tarde desta terça-feira.

De acordo com o órgão, existe a possibilidade de pancadas de chuva moderada e forte na cidade (20 a 40 mm em média), acompanhada de raios e rajadas de vento de até 50 quilômetros por hora até o fim da noite de quarta-feira. Nesse caso, a população deve evitar áreas de inundação e ruas alagadas, ou mesmo, se esconder ou estacionar carros debaixo de árvores.

Na tarde de segunda-feira, algumas vias da Região Oeste de Belo Horizonte ficaram alagadas. Um grande volume de água acumulou na Rua Maria Macedo, no Bairro Nova Suissa, entre a Rua Ubari e a Praça Grabriela. Uma BMW e um Quantum ficaram presos na poça. O mesmo aconteceu na Rua Virgolândia, entre a Rua Ubari e Aramirim. O motorista de um Fiat Palio tentou passar pela via, mas o veículo desligou e ficou preso no alagamento.

Outro alagamento causou lentidão no cruzamento da Avenida Francisco Sá com a Avenida Amazonas. Muitos veículos se arriscaram em passar pelo local, mas com a velocidade reduzida.
Por causa disso, o trânsito ficou bastante lento na região e causou reflexos na Avenida do Contorno.

Veja imagens da chuva dessa segunda-feira
Previsão do tempo

O tempo nublado deve persistir na Região Metropolitana de Belo Horizonte pelo menos nos próximos quatro dias. “A frente fria e a circulação da umidade vindo da Amazônia causa o aumento na nebulosidade. A tendência é que haja pancadas de chuvas moderadas nos próximos quatro dias”, explica a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)..