Jornal Estado de Minas

Vereador Adriano Ventura é atropelado na Avenida Tereza Cristina

O parlamentar foi atingido por um carro perto do viaduto sobre a Tito Fulgêncio, na Região do Barreiro

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri João Henrique do Vale
Caixas de papelão foram usadas para tampar o sol enquanto o vereador esperava atendimento - Foto: Eduardo Santana
O vereador Adriano Ventura (PT) foi atropelado na tarde desta segunda-feira na Avenida Tereza Cristina, perto do viaduto sobre a Tito Fulgêncio, na Região do Barreiro, em Belo Horizonte.
O parlamentar seguia de bicicleta de casa, no Bairro Novo das Indústrias, para a Câmara Municipal, na Região Centro-Sul da capital.

De acordo com o assessor de Ventura, Fernando José Santana Carmo, o acidente aconteceu por uma distração do motorista. “Ele estava mais a direita no canto da Avenida Tereza Cristina em direção ao Centro de BH. O carro veio do viaduto novo do Barreiro, e quando chegou no entrocamento, olhou para a esquerda e acelerou. O motorista não viu o Adriano, que já estava na frente do carro”, explicou. O veículo atingiu a roda traseira da bicicleta e o parlamentar caiu ao chão.

O assessor foi informado pelo próprio vereador às 12h40 sobre o acidente. Porém, o Corpo de Bombeiros apenas chegou por volta das 14h30. “Ligamos para o Samu primeiro e ficamos esperando.
Depois acionamos o Corpo de Bombeiros. Não sei se pelo local, que é divisa com Contagem, tem ligação, já que o serviço do Samu é regionalizado”, afirma Fernando.

Parlamentar foi levado para o Hospital João XXIII pelo Corpo de Bombeiros - Foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A.Press

Conforme o Corpo de Bombeiros, a solicitação de socorro chegou às 13h48. A viatura se deslocou no primeiro endereço passado, mas não constatou o acidente. Os militares conseguiram chegar até a vítima às 14h26. Adriano foi socorrido e encaminhado para o Hospital João XXIII com trauma na bacia e escoriações pelo corpo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte afirmou que não consta nenhuma solicitação de socorro para este acidente no sistema do órgão.

O vereador faz o trajeto de cerca de 16 quilômetro com frequência. Amante da bike, ele é autor da Lei 10.161 que estabelece a criação do sistema cicloviário na cidade.

Veja matéria com entrevista do vereador: voluntários pedalam até o trabalho para incentivar uso consciente da bicicleta

.