Jornal Estado de Minas

Com tema da Copa, luzes de Natal da Praça da Liberdade serão acesas na terça-feira

Decoração será inaugurada no dia 3 de dezembro, às 19h30, com presença de Papai Noel para as crianças. Circuito Cultural oferece opções de lazer para visitantes

A partir do dia 3 de dezembro,a população da capital mineira poderá conferir a tradicional iluminação de Natal na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de BH
Com milhares de luzes e enfeites, o tema da decoração deste ano é a paixão do brasileiro pelos esportes, em função da proximidade dos eventos da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a iluminação de um dos mais belos cartões postais da cidade irá destacar as cores verde, azul-anil e brancoA inauguração, marcada para ocorrer às 19h30, terá a presença do Papai Noel para entreter as crianças.

Além da Praça da Liberdade, haverá iluminação especial em outros pontos da capital, como a Praça da Assembleia, o Palácio das Mangabeiras, a Cidade Administrativa, o Minascentro e a sede da Cemig e a Avenida Barbacena.

As luzes ficarão acesas até o dia 6 de janeiroAo todo, serão mais de 1,5 milhão de microlâmpadas, 20 mil metros de mangueiras luminosas e 5 mil lâmpadas estrobos na Praça da LiberdadeOutro destaque são os miltubos snow fall, que fazem a simulação de neve nas árvores, além de mais de 4 mil figuras luminosasO local ainda vai ser decorado com os tradicionais símbolos do Natal, como, por exemplo, presépio, trenó com Papai Noel, estrelas e até ursos malabaristas.

Ainda segundo a Cemig, a ornamentação é feita de forma que os arranjos possam ser contemplados tanto durante o dia quanto à noiteO investimento total para a decoração da capital mineira gira em torno de R$ 1,8 milhão.

Circuito Cultural Praça da Liberdade


Os belo-horizontinos e turistas que visitarem a tradicional iluminação de Natal terão, ainda, opção de lazer cultural nos nove museus que integram o Circuito Cultural Praça da LiberdadeA entrada em todos os espaços é gratuita e, às quintas-feiras, o horário de funcionamento é estendido até 22 horasEstão em funcionamento o Arquivo Público Mineiro, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Centro de Arte Popular – Cemig, o Espaço do Conhecimento UFMG, o Memorial Minas Gerais Vale, o Museu das Minas e do Metal, o Museu Mineiro e o Palácio da Liberdade, em dias e horários variados.