(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Manhã de quinta-feira é marcada por protestos e manifestações em BH

Há protestos na MG-010, Avenida Cristiano Machado, Antônio Carlos e Avenida Olinto Meireles, no Barreiro


postado em 28/11/2013 11:40 / atualizado em 28/11/2013 12:35

(foto: Ramon Lisboa/EM DA Press)
(foto: Ramon Lisboa/EM DA Press)

A manhã de quinta-feira foi marcada de manifestações em Belo Horizonte. O trânsito ficou complicado em pontos isolados como na MG-010 em frente à Cidade Administrativa, na região norte, Avenida Cristiano Machado, na região nordeste,  Antônio Carlos, na Região da Pampulha, e Avenida Olinto Meireles, no Barreiro. Várias categorias estão mobilizadas com reivindicações salariais ou pautas específicas.

Servidores estaduais fecharam a MG-010 no fim da manhã, no sentido Confins/Belo Horizonte. Ele queimaram pneus para impedir a passagens de veículos. De acordo com a assessoria do Sindicato dos Servidores da Polícia do Estado de Minas Gerais (Sindipol), que participa do protesto, o grupo repudia a possibilidade de extinção do Fundo de Previdência do Estado de Minas Gerais (FUNPEMG), que está para ser votada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O fundo é a parte do Regime Próprio de Previdência Social do Estado de Minas Gerais que assegura, desde o início de 2013, as aposentadorias e as pensões dos servidores públicos estaduais efetivados após 31 de dezembro de 2001.

Servidores estaduais fecharam a MG-010 no fim da manhã, no sentido Confins/BH(foto: Rita de Cássia)
Servidores estaduais fecharam a MG-010 no fim da manhã, no sentido Confins/BH (foto: Rita de Cássia)


Também nesta manhã, moradores das ocupações Rosa Leão, Esperança e Vitória, que ficam na Granja Werneck, Região Norte de Belo Horizonte, começaram uma marcha em direção à Prefeitura de Belo Horizonte, que fica na Avenida Afonso Pena, Centro. A concentração começou na Rua Atanásia dos Jardins, no Bairro Jaqueline. São cerca de 300 manifestantes seguindo pela Avenida Cristiano Machado com faixas, apitos e um carro de som.

Durante a caminhada, eles fizeram uma parada de 15 minutos na praça que fica no cruzamento da Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara. Na altura do Hotel Ouro Minas, pelo menos 30 moradores da Ocupação William Rosa, de Contagem, na Grande BH, se uniu aos manifestantes. Durante o trajeto pela Cristiano Machado, eles mantém uma ou duas faixas liberadas no sentido Centro, mas isso não impede que haja lentidão no trânsito. Por volta das 11h15, as famílias estavam sobre o viaduto perto do túnel e entraram na Avenida Silviano Brandão. Por volta das 12h30, els alcançaram a Praça Sete.

Moradores de acampamentos ocupam a Praça Sete, no Centro de BH(foto: Guilherme Paranaíba/Esp.EM/DA Press)
Moradores de acampamentos ocupam a Praça Sete, no Centro de BH (foto: Guilherme Paranaíba/Esp.EM/DA Press)
Os membros das ocupações querem pressionar a PBH para participar da mesa de negociações com o governador Antonio Anastasia para discutir a situação das famílias que vivem nos locais.

Trabalhadores da construção civil também estão mobilizados em plena campanha salarial 2013/2014. Nesse ano a campanha salarial é unificada e conta com a participação dos sindicatos ligados à Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Minas Gerais, Feticom-MG. Alguns funcionários de uma obra na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fecharam a Avenida Presidente Antônio Carlos em frente ao câmpus, conforme informou o Batalhão de Trânsito da PM.

Por volta de 7h30, metalúrgicos de Belo Horizonte, Contagem e Região fecharam os dois sentidos da Avenida Olinto Meireles, próximo ao viaduto da Mannesmann, no Barreiro. Os trabalhadores colocaram fogo em pneus e em pedaços de madeira para fechar a via. “Vamos parar várias fábricas e fechar rodovias para pressionar as negociações", disse o diretor do sindicato local, Geraldo Valgas. Em campanha salarial há três meses, a categoria reivindica aumento salarial de 9% sem o bancos de horas, manutenção da convenção coletiva, entre outros.

(Com informações de Fernanda Borges e Guilherme Paranaíba)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)