Jornal Estado de Minas

LEVANTAMENTO CREA-MG

Para população e empresas, transporte é fator primordial para desenvolvimento de Minas

Estudo que está sendo desenvolvido nas 12 regionais do estado, pelo Crea-MG e Ouvidoria-Geral, mostra a necessidades de investimentos em rodovias, ferrovias e transporte multimodal, além de soluções para contenção de estragos da chuva, proteção ambiental, urbanicidade e gestão da produção de alimentos

Luana Cruz, Paulo Filgueiras, Cristiane Silva, Daniel Camargos, Mateus Parreiras, Pedro Rocha Franco, Luciane Evans, Leandro Couri
Falta de infraestrutura nas estradas é um dos principais problemas, segundo estudo - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/DA/press
A população e as empresas mineiras querem investimento em infraestruturaÉ o que aponta o levantamento feito pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) em parceria com a Ouvidoria-Geral do estado (OGE)O estudo "Encontros Regionais de Políticas Públicas e Corresponsabilidade Social", que está sendo desenvolvido nas 12 regionais de Minas, mostra a necessidade de investimento em rodovias, ferrovias e transporte multimodalO estudo ainda traz diagnóstico e soluções para contenção de impactos da chuva, proteção ambiental, urbanicidade e gestão da produção de alimentos.

De 2012 até agora, foram montados 10 cadernos com propostas para desenvolvimento de regiões como Vale do Aço, Centro-Oeste, Sudeste, Triângulo, Sul Norte, Centro-Sul, Nordeste, Noroeste e Rio GrandeAinda estão programados fóruns de discussão para elaboração do diagnóstico em Belo Horizonte e na região metropolitana.

O Crea-MG aproveitou a pluralidade de profissionais associados para identificar gargalos e planejar políticas que promovam o desenvolvimento econômico do estadoCerca de 5,5 mil engenheiros se reuniram com representantes da sociedade civil para levantar e avaliar tecnicamente as demandas para propor soluçõesAo todo, foram montadas 1.051 propostas que já estão nas mãos do governo estadual e federal, como sugestão para implementação de políticas públicas.

Veja demandas e diretrizes das 10 regiões já pesquisadas

Diagnóstico


De acordo com o presidente do Crea-MG, o engenheiro civil Jobson Andrade, os encontros regionais são uma oportunidade para os profissionais da engenharia participarem ativamente em elaboração de propostas para desenvolvimento do Estado e para a população apontar as necessidades das regiões“Se eu sou engenheiro e moro lá em Pedra Azul, posso ver um problema no Rio Ianhúmas - que passa dentro da cidadeSe vejo esgoto sendo lançado ou o problema da captação de água, posso olhar com minha visão técnicaOlho carregado de um conhecimento que adquiri e pele prática no dia a diaEnxergo as causas técnicas do problema e a forma de solucionar”, exemplifica.

A OGE participa como intermediária do encontro entre população e governo
Segundo o ouvidor-geral Fábio Caldeira, os cadernos têm informações e sugestões da populaçãoEle afirma que o diagnóstico é uma iniciativa pioneira no país e garante que não vai se tornar “uma peça de biblioteca”.

O fato de as cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) serem as que menos pedem melhorias chamou a atenção da Ouvidoria – talvez por falta de conhecimento dos benefícios que poderiam dispor.

Rodovias do Vale do Aço e chuva em Ponte Nova


O presidente do Crea-MG cita a Região do Vale do Aço como uma das mais afetadas pelo problema de falta de infraestrutura de estradas“A região está isolada, não tem como escoar a produção da Usiminas e da AmperamO patrimônio nacional está caducando por falta de investimento”, afirmaSegundo ele, essas empresas de siderurgia e mineração perdem oportunidade de crescimento porque dependem das péssimas condições da BR-381 ou da disponibilidade de ferrovias.

O que há de comum em todas as regiões do estudo são os pedidos de duplicação, fiscalização, modernização, revitalização de estradasDe acordo com o ouvidor-geral, todos os apontamentos do estudo em 2012 já entraram no orçamento e planejamento de obras para as estradas estaduais este anoA expectativa é de que o mesmo ocorra com os levantamentos de 2013.

Para o coordenador técnico dos encontros regionais, José Abílio Pereira, os levantamentos apontam para a necessidade de um plano nacional de logísticaNas soluções apresentadas pelo Crea-MG, não existem modelos definidos, como privatização ou parceria público-privada, mas há uma apontamento de competências a serem desenvolvidas para a solução das carências.

Outro exemplo citado por Jobson Andrade são as propostas para conter inundações na cidade de Ponte Nova, na Zona da Mata Minas GeraisO município sofre todos os danos com a invasão das águas em ruas e avenidas, pois está encaixado numa região de valeEm reunião com representantes de municípios vizinhos, foi sugerida a construção de pequenas bacias de contenção em rios afluentes ao Rio Piranga
De acordo com o presidente do Crea-MG, 10 cidades já usaram a ideia e pediram investimento federal para essas obras específicas.