(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OBRAS PROATIVAS PARA CRIANÇAS

Diários Associados apresentam balanço do Jornada Solidária


postado em 19/11/2013 06:00 / atualizado em 19/11/2013 06:43

Dirigentes de creches parceiras avaliaram a campanha de 2013(foto: SIDNEY LOPES/EM/D. A Press)
Dirigentes de creches parceiras avaliaram a campanha de 2013 (foto: SIDNEY LOPES/EM/D. A Press)


Mais do que um levantamento de obras e ações, diretores das 18 entidades infantis assistidas pela Jornada Solidária Estado de Minas fizeram ontem um balanço das experiências positivas alcançadas em 2013. No encontro com representantes do programa de responsabilidade social dos Diários Associados em Minas, que beneficia instituições que trabalham com crianças de 0 a 6 anos em Belo Horizonte, foram apresentados os resultados deste ano e traçadas metas para 2014. Na lista de destaques estão a execução de cinco obras em creches, realização de diversos eventos com arrecadação de recursos para investimento nas unidades, além de avanços de aprendizado e de comportamento percebidos pelos educadores.


Três creches passaram por intervenções físicas expressivas neste ano. O Centro Materno-Infantil Ana Maria de Castro Veado, no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul, ganhou novos refeitório, cozinha e despensa de alimentos, além de briquedoteca, espaço de brincadeiras e descanso, duchário e sala para educadores e reforma do berçário e das salas. Com as mudanças, a instituição, que hoje recebe 97 crianças de 2 a 5 anos, está apta a aumentar o atendimento. “Sempre tivemos vontade de fazer a obra, mas não tínhamos recursos. Agora, podemos oferecer mais conforto às crianças”, diz a coordenadora, Edelcir Nogueira.


Na creche Caminhando com Jesus, no Bairro Camargos, Região Noroeste, a rede elétrica, antes vista como uma bomba-relógio, hoje é motivo de orgulho. Por meio da obra financiada pela jornada, o sistema foi completamente trocado e funciona com segurança. “Estávamos temerosos porque um acidente poderia ocorrer. Agora estamos tranquilos porque a rede é toda nova”, garante a diretora voluntária da unidade, Célia Alves. Outro centro infantil beneficiado foi a Creche Vila Sumaré, que passou por pintura, troca do revestimento e do piso, entre outras intervenções. Estão previstas para terminar ainda neste ano a segunda etapa da reforma da Creche Santa Terezinha, no Bairro Jaqueline (Venda Nova) e a construção de uma rampa de acesso na Creche Bom Menino, na Vila Castanheira, no Barreiro.


PSICÓLOGO

A exemplo das mudanças alcançadas com as melhorias físicas, os profissionais contaram ainda os avanços com o atendimento psicológico oferecido pela parceria com a jornada. “Trabalhamos com crianças que têm histórico de violência domiciliar. Percebemos que elas estão mais tranquilas e com melhor desempenho”, assegura a diretora Célia Pereira. A exemplo dela, todos os representantes das entidades ficaram satisfeitos com o anúncio do projeto de educação física anunciado para o ano que vem.


Para a presidente da Jornada Solidária, Nazareth Teixeira da Costa, os depoimentos positivos das instituições mostram a dimensão do trabalho. “As dificuldades são muitas, mas estamos satisfeitos de ver os resultados e de saber que a Jornada pôde proporcionar melhores condições de vida e de aprendizado para as crianças”, afirma. Segundo a presidente, é motivo de orgulho saber que creches que antes funcionavam precariamente hoje oferecem condições dignas aos pequenos. “Ser atendido em um ambiente limpo, bem estruturado e organizado vai fazer diferença no futuro dessas crianças”, diz.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)