Jornal Estado de Minas

BH terá 343 radares em 2014

Até o ano que vem, quantidade de sensores de excesso de velocidade, de avanço de sinal e de invasão de faixas de ônibus, atualmente fixada em 97, vai mais que triplicar em BH

Guilherme Paranaiba

Aparelho na Avenida Cristiano Machado: expansão do sistema de fiscalização eletrônica deve custar R$ 29,5 mi - Foto: Angelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press %u2013 22/10/13

Depois de anunciar fiscalização eletrônica em 293 pontos da capital em sistema de rodízio na área do transporte rápido por ônibus (BRT, da sigla em inglês), a BHTrans lançou ontem novo edital, desta vez para espalhar olhos eletrônicos nas pistas de concreto preparadas para receber os ônibus do novo modelo de transporteSerão mais 178 locais vigiados dia e noite, sendo que até 93 funcionarão simultaneamente com tecnologia para flagrar avanço de semáforo, excesso de velocidade e invasores das pistas exclusivas do transporte coletivo das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro I, Paraná e Santos DumontConsiderando os atuais 97 radares que já funcionam na capital, Belo Horizonte terá no ano que vem 343 aparelhos multando ao mesmo tempo, mais que o triplo do número atualO valor investido na expansão será de até R$ 29,5 milhões, na modalidade concorrência pública de menor preço.

Segundo o Edital 05/2013, publicado ontem no Diário Oficial do Município (DOM) e disponível no site da BHTrans, os novos 178 endereços escolhidos para receber radares e infraestruturas adicionais estão exclusivamente nas pistas centrais da Antônio Carlos, Cristiano Machado e Pedro I, além das áreas de circulação da Paraná e Santos Dumont, que passam por reforma, no Centro da cidadeNessas cinco avenidas foram projetadas pistas de concreto, razão pela qual a tecnologia exigida pela BHTrans não deve exigir intervenção no pavimento, evitando quebra-quebra do cimento

“A detecção dos veículos infratores deverá ser feita por meio de equipamentos com tecnologia que registre a infração por radiofrequência, emissão de frequência luminosa e videomonitoramento”, informa a BHTrans, que admite o uso de outras opções que não interfiram no concretoHoje, BH conta com 94 radares que usam sensores fixos no asfalto, o que demanda obras para a instalaçãoOs outros três aparelhos são móveis“O início das operações das pistas exclusivas para o Move (BRT) demanda a implantação de equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade, avanço de semáforo e invasão de faixas, para possibilitar a operação do sistema com a maior segurança possível”, justifica a empresa que gerencia o transporte na capital.

FAIXAS EXCLUSIVAS

Juntas, Antônio Carlos, Pedro I e Cristiano Machado terão 68 endereços escolhidos para receber equipamento com dupla função: frear o abuso de velocidade dos ônibus e flagrar veículos pequenos que tentarem invadir as faixas exclusivasAté 36 pontos poderão funcionar simultaneamenteOs outros 32 receberão as estruturas necessárias para os radares funcionarem em sistema de rodízio

O avanço de semáforo por ônibus será vigiado em 97 locais, espalhados nas cinco avenidas, sendo que no máximo 50 poderão multar simultaneamenteNo BRT Central, um único ponto terá excesso de velocidade fiscalizado: na Avenida Paraná, entre as ruas dos Tamóios e dos Tupis.

Segundo o edital, as propostas das empresas interessadas deverão ser entregues na sede da BHTrans até as 11h de 16 de dezembroSe não houver nenhum questionamento na Justiça, a previsão é de que os aparelhos estejam prontos para funcionar até 90 dias depois da abertura dos envelopes, também prevista para 16 de dezembroSegundo cronograma estabelecido pela Secretaria de Obras de Belo Horizonte, os BRTs Central e Cristiano Machado entram em operação em 15 de fevereiroJá o BRT Antônio Carlos/Pedro I deve estar operando em 15 de março, assim como a Estação PampulhaAs estações Vilarinho e Venda Nova têm abertura pevista para 15 de abril, data limite para início de todo o sistema

BIG BROTHER BH
Os números da vigilância eletrônica nas ruas

Quantidade atual de radares

    50    de controle de velocidade
    40    de avanço de semáforo
    4    de invasão de faixa exclusiva
    3    móveis

Novos radares, conforme Edital 4/2013, de 18 de outubro

    293    pontos em sistema de rodízio
    153    para flagrar abuso de velocidade, invasão de faixa exclusiva e avanço de semáforo

Novos radares conforme Edital 5/2013, de 13 de novembro

    178    pontos em sistema de rodízio
    93    para flagrar abuso de velocidade, invasão de faixa exclusiva e avanço de semáforo

Diferença entre os editais 04/2013 e 05/2013

» No primeiro, lançado em outubro, a fiscalização se dará somente nas pistas laterais do BRT, por onde circularão veículos comuns, e em alguns corredores importantes para todo o sistema de transporte por ônibus da capital, como a avenida Pedro IINo segundo, lançado ontem, os vigias eletrônicos vão operar somente em corredores exclusivos