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Estado de Minas

Licitação quer facilitar acesso ao Vetor Norte

Após anúncio de elevados e trincheiras na Cristiano Machado, prefeitura abre licitação para estudo que ainda vai definir as intervenções que serão feitas e a viabilidade de cada solução


postado em 12/11/2013 06:00 / atualizado em 12/11/2013 06:48

Um dos locais com grandes congestionamentos diários é o cruzamento do corredor com a Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara(foto: Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press)
Um dos locais com grandes congestionamentos diários é o cruzamento do corredor com a Avenida Sebastião de Brito, no Bairro Dona Clara (foto: Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press)


Desvio de rota nos projetos para a melhoria do trânsito na Avenida Cristiano Machado, principal via que liga o Centro de Belo Horizonte ao Vetor Norte e aeroporto de Confins. Depois de anunciar um pacote de viadutos e trincheiras no ano passado, a prefeitura e governo de Minas deixam em suspenso projetos e voltam a estudar mudanças e intervenções necessárias na avenida. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi) abriu licitação para contratar consultoria para elaborar estudos e projetos técnicos de infraestrutura para as interseções das avenidas Sebastião de Brito, no Bairro 1º de Maio, Waldomiro Lobo, no Bairro Guarani, e na Vilarinho, em Venda Nova.

No valor de R$ 5,9 milhões, sendo R$ 5,4 milhões do estado e o restante de contrapartida da prefeitura, a licitação inclui estudos de viabilidade técnica, projetos básicos e executivos para os três trechos. O vencedor será definido em dezembro, mas não há previsão para o início das obras. E ainda não há detalhes sobre o que será feito. “São estudos e projetos para analisar a viabilidade e soluções técnicas de futuras obras de mobilidade nessas vias em parceria com o governo do estado, por meio de convênio assinado em março”, informa a Smobi, em nota.

O que não faltam são ideias para executar. Prefeitura e estado chegaram a anunciar, no último ano, uma série de intervenções para a região. Em abril do ano passado, a BHTrans, empresa que administra o trânsito da capital, anunciou projeto para a construção de três trincheiras, no Bairro Juliana, onde a Catedral Cristo Rei está sendo erguida, além de um viaduto no Bairro Jaqueline, quase no início da MG-010. Em agosto de 2012, o governador Antonio Anastasia anunciou, junto do prefeito Marcio Lacerda, intervenções em todo Vetor Norte.

INTERVENÇÕES Os investimentos incluíam dois viadutos na interseção da Cristiano Machado com a Sebastião de Brito, um viaduto na Avenida Saramenha, duas trincheiras na interseção com a Waldomiro Lobo, além de uma passagem subterrânea e um bulevar na Estação Vilarinho do metrô. Em março, o governador voltou a anunciar convênio com a PBH e a liberação de R$ 30 milhões para dois viadutos  na Avenida Waldomiro Lobo, com início em setembro deste ano e término em dezembro de 2014.

A Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) informou que o governo do vai aguardar a conclusão dos estudos para voltar a divulgar  valores que serão destinados às intervenções na Cristiano Machado.

problemas Morador do Bairro Vila Clóris, na Região Norte, há mais de 30 anos, o administrador Ronaldo Reinoso Menendez, de 52 anos, diz estar confuso diante da quantidade de projetos anunciados e não executados na avenida.  “As interseções nas avenidas Sebastião de Brito e Waldomiro Lobo são as piores da avenida. O engarrafamento começa cedo. Aqui há vários problemas como semáforos e variação da largura das pistas.”.

O morador, que conheceu a Cristiano Machado quando ela estava longe de ser uma das principais da cidade, ainda chama a atenção para um novo problema em potencial: “Quando terminar a construção da Catedral Cristo Rei, provavelmente terá de haver uma marginal para que os carros terem acesso à igreja.”

O especialista em transporte e trânsito Osias Baptista lembra que, na época da construção da Linha Verde, em 2008, já havia a intenção de se adequar essas interseções. “A grande vantagem de se tirar o cruzamento, mesmo quando se mantém as faixas de pedestre, é porque facilita a sincronia dos semáforos da avenida e alcançar uma onda verde de melhor qualidade. ”, explica.

 

 

Promessa previa trincheira na Vilarinho e viaduto no Bairro Guarani(foto: Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press)
Promessa previa trincheira na Vilarinho e viaduto no Bairro Guarani (foto: Ângelo Pettinati/Esp. EM/D.A Press)

 

 


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