(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Começa amanhã o Festival de Gastronomia e Cultura de Diamantina


postado em 07/11/2013 06:00 / atualizado em 07/11/2013 06:40

A combinação entre gastronomia e bossa nova dá o tom da 4ª edição do “Diamantina Gourmet – Festival de Gastronomia e Cultura de Diamantina”, que movimenta uma das mais tradicionais cidades de Minas Gerais de amanhã até o dia 17. Este ano, o festival faz uma homenagem especial ao gênero criado por João Gilberto, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Cada um dos 11 restaurantes participantes do festival elaborou um prato especial para o evento e terá também uma música tema escolhida entre os maiores clássicos da bossa nova.

Causos e histórias relacionadas ao gênero musical criado nos fins dos anos 1950 darão um tempero peculiar ao festival, criando a oportunidade para que os frequentadores lembrem de alguns fatos ocorridos com João Gilberto quando o compositor e cantor morou em Diamantina. Oficinas gratuitas de culinária serão oferecidas à população, com orientações sobre o preparo de massas com frutos do mar, trufas, cremes especiais, galinhada e pratos com ora-pro-nóbis, entre outros temas.


Atrações artísticas vão se apresentar em vários espaços da cidade, criando um clima especial durante o festival. A abertura da programação musical será amanhã, no Teatro Santa Isabel, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem de Diamantina. A entrada é franca. O instrumentista Marilton Borges e o cantor e compositor Beto Lopes também vão se apresentar no Teatro Santa Isabel.


Além da programação musical – que inclui serestas, saraus inspirados na obra de Vinicius de Moraes e exibição de filmes –, debates sobre cultura fazem parte do festival. O tradicional mercado municipal da cidade será o palco das discussões. O Diamantina Gourmet é uma promoção cultural do Estado de Minas, Portal Uai, TV Alterosa e Rádio Guarani.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)