(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM reforça segurança em shoppings de BH e Contagem

Medida foi tomada depois de princípios de tumulto na noite de sábado nos shoppings Del Rey e Itaú Power


postado em 21/10/2013 06:00 / atualizado em 21/10/2013 07:38

(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press.)
(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Press.)

O reforço de policiamento no entorno dos shoppings está de volta em Belo Horizonte e Contagem, na região metropolitana. Depois de um mês e meio sem ameaças de invasão por jovens com objetivo de promover badernas, no domingo a Polícia Militar manteve equipes em alerta. Na noite de sábado foram registrados princípios de tumulto no Del Rey, no Noroeste de BH, e no Itaú Power, em Contagem. No Itaú, o domingo foi marcado também por um número maior de seguranças na área interna. A coronel Cláudia Romualdo, chefe do Comando de Policiamento da Capital (CPC), informou que nesta semana serão realizadas reuniões com os responsáveis pela segurança dos grandes centros de compras.

“Temos que adotar ações contundentes. Para isso, precisamos ter um levantamento sobre o que ocorreu no sábado. Hoje (ontem) já montamos um esquema, em que as unidades de policiamento das áreas dos shoppings estão acompanhando a movimentação nas áreas externas. Do lado de dentro, só atuamos quando acionados, em caso de alguma ocorrência”, explicou Cláudia.

No domingo, a administração do ItaúPower Shopping reforçou seu esquema de segurança interna. Na noite de sábado, a PM foi chamada e houve uma correria de adolescentes no estacionamento, mas os jovens foram barrados nas portarias do centro de compras. Porém, com o objetivo de garantir a segurança dos clientes no domingo, a administração do Itaú voltou a chamar a Polícia Militar à tarde, para evitar tumultos e ações violentas por parte desses grupos de jovens.

Brincadeira

De acordo com a coronel Cláudia, no tumulto no Shopping Del Rey, no início da noite de sábado, a Polícia Militar foi chamada por lojistas e não pela segurança do centro de compras. “Tudo indica que um grupo de adolescentes, cerca de 40, fez uma brincadeira de mau gosto, ao iniciar uma correria dentro do prédio. Assustados, alguns lojistas baixaram as portas, o que deixou apreensivos alguns frequentadores.”

Segundo Cláudia Romualdo, não houve arrastão, depredação e nem furto em lojas. Um adulto foi detido por desacato, pois se recusou apresentar documentos aos PMs, e um adolescente apreendido com fogos de artifício em sua mochila. “A segurança do Del Rey informou que há um grupo de adolescentes que frequenta o shopping, mas que nunca causou problemas. Pode ser que outros jovens tenham se infiltrado no grupo”, sugeriu.

Em nota, a administração do Shopping Del Rey informou que um pequeno grupo de jovens provocou um tumulto no local, mas a situação foi contornada rapidamente e o centro de compras operou normalmente. O tumulto foi considerado “um episódio isolado”. “Não houve nenhum furto nas lojas relacionado ao incidente ou qualquer tipo de prejuízo material”, afirmou a administração, que acrescentou que sempre que necessário conta com a parceria das autoridades nas ações de segurança.

Em agosto, a Polícia Militar atuou em três invasões de shoppings. No feriado do dia 15, mais de 50 jovens se aglomeraram no Estação BH, na Avenida Cristiano Machado, em Venda Nova, e houve um princípio de tumulto, depois que dois rapazes simularam uma briga. Dois dias depois, numa rede social, jovens marcaram novo encontro no local, mas a ação de PMs inibiu uma invasão.

No dia 24 de agosto foi a vez de um grupo se concentrar no Minas Shopping, Nordeste de BH. Uma pessoa foi presa com uma arma de fogo. Houve mais duas ameaças de invasão a shoppings, nas regiões Leste e Centro-Sul, divulgadas na internet, que não se concretizaram, diante de ações policiais. A identificação das lideranças que convocavam os encontros visando a promover badernas inibiu novas investidas, até o sábado.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)