Jornal Estado de Minas

Fluxo atropelado

Alterações na circulação congestionam ainda mais o Hipercentro de BH

Mesmo com a presença de agentes de trânsito, alteração na circulação na Região Central provocou retenção de veículos que se estendeu aos viadutos do entorno ao longo do dia

Guilherme Paranaiba
Alterações no cruzamento das ruas da Bahia e Caetés e Avenida Amazonas causou muitas reclamações - Foto: PAULO FILGUEIRAS/EM/D.A PRESS



Em condições normais, motoristas já enfrentam dificuldades no trânsito de Belo Horizonte numa segunda-feira, principalmente no HipercentroOntem, no primeiro dia útil de funcionamento das novas regras de circulação na Rua da Bahia e na Avenida dos Andradas, no entorno da Praça da Estação, o que se viu foi muita confusão e retenção no tráfego nos pontos onde houve mudançasAs filas de veículos tomaram o Viaduto Leste e se estenderam pela Andradas e Avenida do ContornoAgentes da BHTrans e da Guarda Municipal tiveram muito trabalho para orientar motoristas e motociclistas que tentaram entrar em áreas proibidasAlgumas faixas de pano com informações sobre o trânsito ficaram enroladas e uma delas foi levada por um caminhão, prejudicando ainda mais a fluidez.

“Não consigo seguir pela Bahia direto, não?”, perguntou um motociclista que trabalha com entrega, no cruzamento das ruas da Bahia e dos Caetés e Avenida Amazonas, ponto crítico da nova circulaçãoAo receber a resposta negativa, ele entrou inconformado na AmazonasO vigilante Carlos Henrique Morais, de 36 anos, pilotava uma moto também e disse que a novidade complicou demais o trânsito no entorno: “Estou vindo da Antônio Carlos e está tudo paradoSó pode ser por conta disso”.

O comerciante Mário Cardoso Lopes, de 69, também achou tudo muito complicado“A gente acaba seguindo o fluxo, sem ter muita noção do que está acontecendo”, disse eleO ambulante Artur Gomes, de 46, reclamou por não poder seguir pela Bahia até a Rua dos Carijós, para chegar à Rua Espírito Santo“Agora vou ter de subir a Amazonas e ver como consigo sair do outro lado”, reclamou, retido na fila de veículos na Bahia, entre Guaicurus e Caetés
Na Bahia, o trânsito ficou problemático com interdição de duas das quatro faixas, devido às obras do transporte rápido por ônibus (BRT)

Apesar dos transtornos, outros motoristas acreditam que o trânsito vai melhorar na região, como o administrador Félix Cordeiro dos Santos, de 28: “Não consigo imaginar que uma intervenção desse porte piore o trânsitoDepois que tudo estiver pronto, será mais fácil circular por aquiA Rua da Bahia é um funil”.

Os transtornos vão além da BahiaCom o acesso à Carijós fechado para quem seguia pela Andradas saindo da Região Leste, como Santa Efigênia, Santa Tereza, Pompeia e Esplanada, a confusão tomou conta do cruzamento“Está muito mal informadoAs faixas não deixam claro o que fazer”, reclamou o advogado Thiago Braga, de 24No local há um canteiro que divide as faixas da AndradasComo muitos motoristas se mantiveram à esquerda para entrar na Carijós, ficou muito difícil voltar para as faixas da direita para retornar pela Rua dos Tupinambás ao perceberem que o acesso estava fechado.

- Foto: Segundo o gerente de Simulação de Transporte e Trânsito e Programação Semafórica da BHTrans, Marcos Antônio de Oliveira, o tumulto de ontem já era esperado pela empresa por conta da tradição da circulação na Bahia e pelo impacto normal causado por qualquer alteração“As pessoas têm de aprender o novo caminho para que a novidade passe a funcionar corretamente
A previsão é que essa semana ainda seja um pouco complicado, mas, a partir da semana que vem, tenho certeza que estará bem melhor”, diz eleSegundo o gerente, já foram entregues 10 mil panfletos com as mudanças e hoje serão distribuídos mais 10 mil.

Nova circulação a caminho

Mesmo com a nova circulação no entorno da Praça Rui Barbosa, as intervenções no Centro de Belo Horizonte e adjacências não chegaram ao fimSerão feitas outras alterações na Rua da Bahia e Avenida dos Andradas, como a criação de ilhas no ponto triplo da Amazonas, Bahia e CaetésSegundo a BHTrans, os obstáculos na região vão melhorar a passagem de pedestres, que terão faixa exclusiva ligando a calçada da Praça da Estação com a da AmazonasEssa iniciativa vai beneficiar passageiros da Estação Central do metrô, que representam demanda significativa no local

Já na Avenida Augusto de Lima serão eliminadas as duas conversões à esquerda nas ruas Curitiba e Espírito Santo, para agilizar o trânsitoHaverá intervenção também no cruzamento da Contorno com Avenida Tereza Cristina, mas a BHTrans não forneceu detalhes.

No Centro, a Rua Curitiba terá mão dupla entre a Contorno e a Avenida Oiapoque, assim como a Tupinambás, entre Afonso Pena e CuritibaHaverá mudanças também no Viaduto A, que terá mão dupla até a Oiapoque, para garantir o acesso facilitado dos ônibus que chegarão ao Centro pela Avenida Antônio CarlosA expectativa é de que as mudanças estejam implantadas quando o transporte rápido por ônibus (BRT) estiver funcionandoSegundo a empresa de trânsito, todas as alterações no entorno da Praça da Estação, hoje indicadas por placas temporárias e delimitadores móveis, serão concluídas com a construção de ilhas ou adequação de calçadas.