(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais uma escola de Contagem fecha as portas por causa da violência

Uma aluna de 15 anos tentou bater na professora de geografia. Aterrorizados com esse e outros casos de violência, professores suspenderam as aulas nesta quinta-feira e também na sexta


postado em 03/10/2013 17:46 / atualizado em 03/10/2013 18:19

Mais uma instituição de ensino do Bairro Nova Contagem, na Grande BH, fechou as portas por causa da violência. Depois que uma aluna de 15 anos tentou bater na professora de geografia, os educadores da Escola Municipal Professora Ana Guedes decidiram suspender as aulas nesta quinta-feira e também na sexta. Aterrorizados com os casos de violência, o professores vão se reunir amanhã para definir se voltarão ao trabalho. Na semana passada, a Escola Municipal Ápio Cardoso, no mesmo bairro, também suspendeu as atividades.

Um docente, que preferiu não se identificar por medo de represálias de estudantes, disse que o medo tomou conta de todos os profissionais. “A gente está a toda hora inseguro. Fica sem saber se vai voltar para casa”, desabafa. Na segunda-feira, a professora de geografia ordenou que a adolescente sentasse dentro de sala, mas a aluna não acatou a orientação. A educadora ameaçou punir a aluna, que avançou agressiva tentando bater na professora. A funcionária correu e se escondeu na sala reservada ao corpo docente, enquanto a menina era contida pelos colegas.

De acordo com o professor, a aluna tem histórico de problemas. Ela está aguardando em liberdade uma audiência que ocorrerá no dia 16 de outubro, na qual será julgada pela tentativa de homicídio da própria mãe. A estudante esteve internada em uma unidade socioeducativa, mas por decisão judicial voltou às aulas.

“Aqui estamos sofrendo muitas ameaças. Agora há pouco meninos estavam jogando pedra no teto da escola, que está fechada”, conta o professor. Segundo ele, o problema da violência já foi repassado para a Secretaria de Educação de Contagem. Ele contou que, em junho, os professores viveram uma situação humilhante quando chegaram na escola. Atrasados, por causa do trânsito provocado por um protesto promovido por moradores da região, os docentes foram vaiados pelos estudantes na entrada das instituição e ficaram totalmente acuados. Uma vice-diretora também teve os cabelos arrancados por uma estudante em outro caso de agressão.

Com a paralisação das aulas na Ana Guedes, cerca de 1.300 alunos, dos três turnos, ficam prejudicados. Amanhã os professores de cinco instituições do bairro vão se encontrar para traçar estratégias de combate à violência. A Secretaria Municipal de Educação informou que está ciente do fato e vai estar representada nessa reunião para discutir e apresentar um planejamento de ações para promover a segurança no local.

A Prefeitura de Contagem informou que convocou 63 novos guardas municipais aprovados em concurso público este ano com objetivo de reforçar o patrulhamento escolar e a segurança nos prédios públicos. Além disso, nomeou cerca de 200 profissionais da educação oriundo do último concurso público entre professores, assistentes escolares, auxiliares de biblioteca, secretários escolares e pedagogos, para ampliar e qualificar o atendimento aos alunos no ensino público municipal.

Escola Municipal Ápio Cardoso

No dia 25 de setembro, cansado de presenciar invasões e ameaças o diretor da Escola Municipal Ápio Cardoso resolveu suspender as aulas nesta quarta-feira. O muro da instituição de ensino já foi quebrado várias vezes por moradores da região que aproveitam para aliciar estudantes, vender drogas e ameaçar alunos e funcionários. Somente em uma semana foram confeccionados 12 boletins de ocorrência na escola. Após a suspensão, guardas municipais e policiais militares aumentaram o efetivo na região. As atividades já estão normalizadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)