Publicidade

Estado de Minas

BH tem o dia mais quente do ano com 36°; pancadas de chuva não estão descartadas

Precipitações podem atingir a capital hoje e amanhã, mas sensação de calor permanece. Na Zona da Mata, há possibilidade de temporais e chuva de granizo


postado em 23/09/2013 13:56 / atualizado em 23/09/2013 14:22

A primavera chegou acompanhada de muito calor em Belo Horizonte e em diversas regiões do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) , a capital mineira registrou, nesta segunda-feira, a maior temperatura do ano na estação meteorológica da Pampulha, com 36º graus, entre 12h e 13h. Os termômetros bateram o recorde da tarde de ontem, quando a máxima chegou a 34,5º.

Segundo o meteorologista Jorge Luiz Moreira, do Inmet, as maiores temperaturas são registradas nos meses de primavera, entre setembro e outubro, logo antes do início do período das fortes chuvas, e não no verão, como muitos acreditam. “Nesta época, há menos umidade disponível e, por isso, ocorrem picos na temperatura. Já no verão, o grande aumento da umidade e nebulosidade trazem a chuva e regulam a temperatura”, explica.

A possibilidade de pancadas de chuvas não estão descartadas para hoje e amanhã na capital, pois, em consequência do calor, a umidade aumentou um pouco, favorecendo a formação de nuvens. “São chuvas rápidas e passageiras, e a sensação de calor permanece, com um desconforto ainda maior depois”, diz o especialista.

Há previsão de chuva, ainda, para as regiões Sul de Minas, Triângulo Mineiro - principalmente em áreas limites com o estado de São Paulo – e no Vale do Rio Doce em pontos isolados. Na Zona da Mata e cidades limites com o estado do Rio de Janeiro, há possibilidade de temporais e até chuva de granizo.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade