(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Garimpeiro morre soterrado em terreno de Paraopeba

Outros três homens ficaram levemente feridos. O Corpo de Bombeiros informou que até mesmo crianças trabalhavam no local. A polícia apura se o local funcionava irregularmente


postado em 19/09/2013 18:41 / atualizado em 19/09/2013 18:49

Terra de encosta desceu e atingiu quatro trabalhadores que procuravam quartzo(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Terra de encosta desceu e atingiu quatro trabalhadores que procuravam quartzo (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Um acidente em um local onde acontece o garimpo de quartzo deixou um trabalhador morto e outros três levemente feridos na tarde desta quinta-feira em Paraopeba, na Região Central de Minas Gerais. Os quatro foram soterrados quando faziam a extração do cristal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até mesmo crianças foram flagradas trabalhando no local. Equipes da delegacia Regional do Trabalho e da Polícia Militar Ambiental ainda apuram se há irregularidades no terreno.

O soterramento aconteceu no início da tarde. Uma retroescavadeira retirava a terra em um terreno às margens da Rodovia AMG, que liga Paraopeba a Codisburgo. Quando aparecia o quartzo, os trabalhadores iriam até o local e faziam a coleta manualmente. Foi durante essa ação que o acidente aconteceu. “A máquina já havia parado, porém, um barranco cedeu e atingiu os quatro trabalhadores”, conta o sargento Mauro Sérgio do Corpo de Bombeiros.

Três dos homens, Genival Ribeiro da Costa, de 40 anos, Vagner aparecido da Paixão, de 29, e Aldair José Ferreira Rodrigues, de 41, conseguiram correr antes de serem totalmente soterrados. Eles acabaram socorridos por outras pessoas que trabalhavam no local. Já Adriano Fidelis da Paixão, de 37, foi surpreendido, e acabou ficando embaixo da terra. “Quando chegamos ele estava totalmente soterrado e sem os sinais vitais”, explica o sargento.

Segundos os bombeiros, até crianças trabalhavam no local(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Segundos os bombeiros, até crianças trabalhavam no local (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
O proprietário do terreno informou aos militares que praticava o garimpo para pesquisa. Segundo Mauro Sérgio, havia indício de irregularidades no local. “Encontramos até crianças trabalhando. Acionamos as autoridades competentes que irão apurar se há algum problema com o garimpo”, disse.

A Polícia Militar Ambiental e integrantes da Delegacia Regional de Trabalho ainda apuram as denúncias feitas pelo Corpo de Bombeiros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)