(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Gastronomia mineira é homenageada na Alemanha

Minas amplia sua internacionalização: depois do Madrid Fusión, a cozinha típica do estado será homenageada na Feira de Livros de Frankfurt, marcada para outubro


postado em 01/09/2013 06:00 / atualizado em 01/09/2013 07:40

Secretário de Turismo, Agostinho Patrus, com a vice-presidente da Feira de Frankfurt, Marifé Garcia: visibilidade para o estado(foto: Beto Magalhães/EM/D.A Prontas)
Secretário de Turismo, Agostinho Patrus, com a vice-presidente da Feira de Frankfurt, Marifé Garcia: visibilidade para o estado (foto: Beto Magalhães/EM/D.A Prontas)


A consolidação da cozinha mineira fomentada pelo Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes deu mais um passo no processo de internacionalização. Depois da presença no Madrid Fusión em janeiro, congresso considerado o Oscar da gastronomia mundial, a culinária mineira será homenageada na Feira de Livros de Frankfurt na Alemanha em outubro. “O festival alcançou relevância nacional que permite a interlocução com eventos mundiais. É um facilitador para a realização de parcerias”, afirmou Rodrigo Ferraz, diretor executivo do festival.

O anúncio da participação mineira foi feito ontem pelo secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, durante o lançamento do livro Brasil Expedição Gastronômica, no Espaço Senac, no Largo das Forras, na cidade histórica. A obra resulta da expedição que percorreu 19 mil quilômetros para identificar a cadeia produtiva, bem como produtos e terroir dos biomas brasileiros.

A internacionalização da gastronomia de Minas foi incorporada como política do governo do estado, que vê a culinária como impulsionadora do turismo. “Ao perguntar ao turista que vem a Minas Gerais, para conhecer nossas cidades históricas ou qualquer ponto de nosso estado, o primeiro item citado como referência, o que identifica Minas Gerais, é a gastronomia. O nosso trabalho é estender para o mundo inteiro o que já é conhecido em todo o Brasil”, afirmou o secretário.

A comitiva brasileira, que deverá desembarcar na Alemanha entre 7 e 13 de outubro, quando a feira será realizada, contará com três chefs mineiros, um da capital e dois do interior. Ivo Faria de Belo Horizonte, Antônio Basile, de Gonçalves, e Ari Kerspers de Monte Verde, vão se apresentar no Gourmet Gallery, espaço reservado a chefs de todo o mundo.

A mais tradicional e maior feira editoral do mundo teve início em 1949. “A feira não apresenta somente livros, mas também a cultura dos países homenageados”, afirmou a vice-presidente da Feira de Frankfurt, Marifé Boix García. Durante o evento, cerca de 7 mil expositores apresentam publicações editoriais de mais de 100 países. O espaço Gourmet Gallery foi criado há cinco anos com o objetivo de demonstrar o vínculo entre a culinária e a literatura.

A presidente da Câmara Brasileira do Livro, Karine Pensa, lembra que a entidade desenvolve o projeto Cozinhando com as palavras, cujo objetivo é incrementar a experiência de leitura a partir da gastronomia. “Tem todo nosso apreço mostrar Minas Gerais como estado da gastronomia para o mundo mais uma vez.” Além da participação dos chefs mineiros, haverá também demonstrações e degustações no estande do Brasil (com cozinhas shows incrementados por saraus, apresentações e degustações no evento ‘Brazil – Cooking with Words’ (Brasil – cozinhando com palavras).

FESTINS
Dez assinantes do jornal Estado de Minas participaram do festim Sabores da Colômbia, realizado na noite de sexta-feira. O chef Juan Manuel Barrientos preparou um jantar para apresentar a cozinha colombiana contemporânea. No menu, o chef apresentou três entradas, como croquetes de roupa velha, sopa de cenoura, com purê de banana e gelatina de amarett e tamal de pixe branco. A sopa preparada no fogão a lenha contrastava com a gelatina. O prato principal Ossobuco de porco com sopa de vegetais, purê de banana e coentro. No jantar, o chef fez releitura de pratos colombianos com toques da cozinha contemporânea.

Passo para a profissionalização

Os congressos e festivais de gastronomia, como o realizado em Tiradentes há 16 anos, profissionalizam a gastronomia de cidades, estados e países. Foi o que apresentou a diretora do Congresso Madrid Fusión, Lourdes Plana, na palestra Os congressos gastronômicos e sua influência na Cozinha de Vanguarda. O evento espanhol foi um divisor de água e contribuiu para que a Espanha alcançasse o primeiro lugar no ranking mundial da gastronomia, com chefs como Ferran Adrià.

Antes do festival, havia uma polarização da culinária ente duas regiões: os Países Bascos, no extremo Norte, e a Catalunha, no Nordeste da Península Ibérica.” Resolvemos organizar algo em Madri, um evento internacional e foi um momento muito bom”, disse Lourdes. Com a realização do evento, a atenção da crítica gastronômica mundial voltou-se para a Espanha, colocando o país a frente até da França, berço da Noveulle Cuisine.

Durante o congresso, os chefs de todo o mundo apresentam novas técnicas e também aparatos que mudam a maneira de preparar os alimentos. Um dos equipamentos, por exemplo, permite o cozimento em banho maria para produtos embalados a vácuo. O sifão, usado para preparar cremes como o chantilly e espumas, também foi apresentado como uma inovação que mudou a gastronomia mundial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)