Bastou a reportagem do Estado de Minas parar na esquina das avenidas Otacílio Negrão de Lima e Antônio Carlos, no Bairro São Luiz, para os ciclistas se juntarem para reclamaçõesO pintor Danilo Sousa Maia, de 39 anos, não gostou da novidade“Esta pista está superperigosaAs motos entram como se fossem bicicletas e faltam desenhos de setas indicando as direções corretasMuitas pessoas ainda andam na mão errada”, afirmouO comerciante Luiz Fabiano Ferreira da Silva, de 42, achou péssima a internvenção: “Não cabem dois ciclistas em direções diferentes”.
Segundo o publicitário Ricardo Campos, de 47, bastava a prefeitura sinalizar a margem das pistas com bikes pintadas no chão, sem necessidade de apertar os ciclistas num único espaço mão e contramão: “Na Argentina, que é um país de terceiro mundo, é assim e funciona muito bem”.
Perigo
Pacheco adianta que o mais correto seria fazer a pista em um único sentido, aumentando o espaço e possibilitando ultrapassagens entre os grupos, sem segregação física: “Já aos domingos e feriados, cones poderiam ser colocados sobre a faixa contínua aumentando o espaço para as bikes”
Apesar das reclamações, a comerciante Aline Mello de Alcântara, de 28, do Bairro Santa Branca, é a favor das distâncias curtas“Para quem andava disputando espaço com os pedestres, acho que ficou melhorTemos que pensar que não é todo mundo que dá conta de dar uma volta na lagoaSe fosse mão única na ciclovia todos seriam obrigados a dar a volta completa”, afirma
Campanha
A assessora da Presidência da BHTrans Eveline Trevisan lembra que a ciclovia não está pronta e garante que está descartada a possibilidade de transformar o novo espaço em mão única, pois criaria uma situação inviável para boa parcela da população que não tem experiência em percorrer grandes distâncias e para os que usam outros meios de transporte complementarEla explicou que as pistas não foram feitas uma de cada lado da via devido ao espaço maior, que seria usado para os segregadores, sacrificando a área de circulação
Segundo ela, a ciclovia da Pampulha deve vir acompanhada de uma campanha que ajude a informar a população que é preciso ter atenção e que as regras vão mudarDisse que, antes da instalação dos prismas de concreto, será feita uma vistoria na pista com a participação dos ciclistas.