(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Redemoinho de poeira se forma em estrada na zona rural de Guarda-Mor

Fenômeno foi observado na MG-188, perto da divisa com o estado de Goiás


postado em 27/08/2013 13:24 / atualizado em 27/08/2013 13:30

Engenheiro passava pela estrada quando fotografou o redemoinho às margens da rodovia(foto: Fábio Giovani Manosso/Divulgação)
Engenheiro passava pela estrada quando fotografou o redemoinho às margens da rodovia (foto: Fábio Giovani Manosso/Divulgação)
Um fenômeno natural chamou a atenção dos motoristas que passavam pela MG-188 no município de Guarda-Mor, Região Noroeste de Minas Gerais. Na segunda-feira, um redemoinho de poeira se formou em um ponto na área rural da cidade.

O engenheiro Fábio Giovani Manosso, que mora em Paracatu, estava de passagem pelo município que fica perto da divisa com Goiás quando fotografou a cena por volta das 13h30. O tempo estava muito seco. Segundo ele, o fenômeno é comum na região, mas nunca havia visto um redemoinho tão alto.

Segundo Climatempo, os redemoinhos de poeira acontecem em ambientes com altas temperaturas. O solo quente transmite o calor para a camada de ar que está sobre o local. A partir de uma determinada temperatura, o ar quente é forçado a subir, formando um centro de baixa pressão atmosférica. O ar começa a girar com velocidade e levanta poeira ao redor, formando a espiral.

Conforme a meteorologia, a temperatura em Guarda-Mor ontem passou dos 30 graus, com umidade relativa do ar a 20%. Nesta terça-feira, o clima melhorou na cidade devido a ação da frente fria que avança sobre a região Sudeste do país, mas ainda não há previsão de chuva.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)