(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Festival de gastronomia de Tiradentes tem degustações ao ar livre

Turistas comparecem em massa aos eventos gratuitos e esgotam ingressos para festins e jantares especiais do festival de gastronomia


postado em 25/08/2013 06:00 / atualizado em 25/08/2013 07:26

Chefs Henrique Gilberto e Bruno Faro prenderam a atenção do público falando sobre o pão e a manteiga(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Chefs Henrique Gilberto e Bruno Faro prenderam a atenção do público falando sobre o pão e a manteiga (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
O público respondeu ao chamado do Festival de Cultura e Gastronomia de Tiradentes neste fim de semana, comparecendo aos vários eventos gratuitos nos largos das Forras e da Rodoviária e na Pousada Escola Senac, na cidade histórica mineira. Nos estandes de restaurantes locais e de Belo Horizonte, montados ao ar livre, o movimento foi intenso até o início da madrugada. Os festins, jantares especiais com chefs convidados, tiveram ingressos esgotados.

A programação de ontem começou logo de manhã com palestras, degustações orientadas e aulas como a do chef Henrique Gilberto (Belo Comidaria, BH), que, ao lado do colega Bruno Faro, conseguiu prender a atenção do público falando sobre pão e manteiga. A dupla explicou sobre fermentação natural para pães (que melhora sabor e textura, sem comprometer durabilidade), derivados fermentados do leite (como kefir e leitelho) e, claro, manteiga.

“A massificação das grandes empresas de alimentação está destruindo as bases da nossa comida, a produção artesanal. Fazer o próprio pão e a própria manteiga é muito fácil e acessível, o problema é criar demanda. Estamos começando a criar esse elo entre laticínios e restaurantes”, afirma Henrique. Em parceria com o Instituto de Laticínios Cândido Tostes, ele está desenvolvendo esses produtos para seu restaurante – a coalhada já é servida lá.

No Largo da Rodoviária, o estande do Origem Minas, projeto do Sebrae para divulgação do agronegócio mineiro, atraiu a atenção dos visitantes, que puderam provar e comprar produtos como biscoitos, mel, geleias, doces, carne de lata, café, cachaça e queijo de cabra. Nesse espaço não havia um único queijo de minas artesanal exposto, produto que é símbolo da excelência gastronômica de Minas Gerais.

Everton Almeida era um dos produtores presentes nesse estande, proprietário da fábrica familiar de biscoitos Sabor Vertentes, em São Tiago. Das 40 variedades que prepara, trouxe 12 para o festival. “Já temos selo de origem para atestar a procedência dos produtos da nossa associação. Vendemos para outros estados e, sem dúvida, podemos fechar negócios no exterior”, acredita ele. A propósito, a Festa do Café com Biscoito, em São Tiago, será realizada entre os dias 13 e 15 do mês que vem.

*O repórter viajou a convite do festival


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)