A nova cara do BRT, definida por publicitários e pela BHTrans desde fevereiro do ano passado, foi confirmada ontem por edital lançado pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, publicado no Diário Oficial do Município, para “a prestação dos serviços de confecção e instalação de elementos de comunicação visual nas estações de transferência”O nome Move – com o sentido de deslocar, movimentar, progredir, transferir ou mudar em inglês, espanhol ou português – vinha sendo usado em material publicitário e de testes da empresa que organiza o leiaute e a identidade visual do sistema, apontado como solução pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para o transporte público até a Copa de 2014.
O edital prevê o uso da nova nomenclatura e da identidade visual nas estações de transferência, espaços de circulação, pontos de ônibus e terminaisA marca e a identidade do BRT de Belo Horizonte, identificado pela cor verde limão, foram desenvolvidas pela agência gaúcha Verdi DesignDesde fevereiro de 2012 a empresa trabalha no desenvolvimento do projeto, sob a supervisão da BHTrans, mas ainda não confirma oficialmente nem o nome nem a cor a serem adotadas pelo Move, o que deve ocorrer no fim deste ano ou início do ano que vem, com a apresentação formal do sistema de transporte.
O fechamento do pacotão para compra dos cerca de 400 ônibus do Move ainda não foi definido pelos consórcios operadores da capitalIsso deverá ocorrer em setembro, segundo os sindicatos das empresas de ônibus de Belo Horizonte e da Grande BH, o que é confirmado por fornecedores
Mudança tardia
Segundo Gouvêa, para que o Move comece a operar sem gerar transtornos, um elaborado plano de comunicação deve ser colocado em prática pela BHTrans, de preferência em um fim de semana, para que a assimilação das novas linhas pelos passageiros não ocorra em dias úteis ou horários de pico“Um dos problemas que tivemos com a implantação do Probus, em 1982, foi a assimilação do usuário
Além disso, o especialista afirma ser fundamental que a BHTrans indique em cada veículo o número da linha antigaEsse procedimento foi adotado pela Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) na alteração da numeração das linhas dos ônibus metropolitanos, há cerca de três anos“Um plano de comunicação, com distribuição de folhetos em áreas estratégicas é indispensável, pois qualquer mudança gera confusão para o usuário.”
Ônibus já têm o primeiro atraso
As obras dos corredores exclusivos e estações para o sistema Move foram previstas no conjunto de intervenções de mobilidade para a realização das copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), como parte do pacote de incentivos federais para as cidades-sede dos jogosContudo, todos os prazos atrasaram em Belo HorizonteOs corredores de transporte rápido por ônibus da Cristiano Machado, da Antônio Carlos/Dom Pedro I/Vilarinho e da Santos Dumont/Paraná, deveriam ter sido concluídos a tempo da primeira competição, que serviu de teste para o Mundial, mas atrasaram muito.
O corredor da Cristiano Machado deveria ter ficado pronto primeiro, em outubro de 2011Em seguida, o sistema da Antônio Carlos seria finalizado, em setembro daquele anoAs estações finais do Centro tinham promessa de entrega para junho do ano passado
De acordo com a última previsão feita pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB), as obras devem terminar em dezembro e os testes operacionais ocorrerão entre fevereiro e março do ano que vem, poucos meses antes da Copa do Mundo
O custo total das intervenções é de R$ 818 milhões