(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morre mineiro que dublou Mestre dos Magos

Ionei Silva, 71 anos, era de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ele estava internado no Hospital Santa Genoveva após uma cirurgia na vesícula e morreu na madrugada desta segunda-feira


postado em 22/07/2013 12:58 / atualizado em 22/07/2013 13:52

(foto: Reprodução Wikipedia)
(foto: Reprodução Wikipedia)
Morreu aos 71 anos o dublador e radialista Ionei Silva, que interpretou a voz do Mestre dos Magos no desenho Caverna do Dragão, um clássico da década de 1980. Ele estava internado desde o último dia 14 no Hospital Santa Genoveva, em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, e morreu por volta de 3h desta segunda-feira. Segundo a irmã dele, Eleni Silva Torres, o dublador fez uma cirurgia na vesícula, mas morreu após complicações provocadas por uma inflamação.

Familiares e amigos se despedem de Ionei em velório na Funerária Ângelo Cunha, no Centro de Uberlândia. O corpo será enterrado às 14h Cemitério São Pedro. De acordo com a irmã, Ionei estava aposentado e morava há cinco anos em Uberlândia, município onde nasceu. Ele tem uma casa no Rio de Janeiro (RJ) e ficava revezava temporadas na cidade carioca e na cidade natal. Eleni Silva disse que a despedida do irmão está sendo feita com muito carinho tanto dos mais próximos quanto só fãs das dublagens.

A mais famosa participação de Ionei é no clássico baseado no RPG “Dungeons and Dragons”, o desenho Caverna do Dragão. A série foi lançada em meados da década de 80 nos Estados Unidos e exibido durante muitos anos no Brasil. O Mestre dos Magos era o mentor do grupo de crianças que protagonizava a série e sempre desaparecia após dar um conselho a eles.

Ionei Silva começou sua carreira no rádio, ainda em Minas, posteriormente se mudando para São Paulo, onde começou a trabalhar como dublador, na década de 60. Entre os estúdios nos quais ele trabalhou estão a Delart e Hebert Richers. Nos anos 80, ele dublou novelas, filmes, séries de TV e desenhos animados. Além do Mestre dos Magos, Silva também emprestou sua voz para Tutubarão, na animação de mesmo nome, o Imperador Palpatine em Star Wars VI – o Retorno de Jedi, Duarte, o mordomo do desenho Riquinho, entre outros.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)