Jornal Estado de Minas

Gargalo fica mais estreito com novas interdições para obras do BRT

Centro de BH - Interdição de faixas da Rua dos Caetés deve piorar tráfego, com reflexos até na Avenida Antônio Carlos

Valquiria Lopes

Haverá fechamento de pistas também na Paraná, com mudança de circulação - Foto: Jair Amaral/EM/D.A Press. Brasil

A semana começa com novas e importantes mudanças no trânsito da área central de Belo Horizonte, desta vez prometendo reflexos que extrapolam a região e podem trazer impactos em corredores como a Avenida Antônio Carlos, complicando ainda mais a vida de motoristas e passageirosPara continuidade das obras do transporte rápido por ônibus (BRT, na sigla em inglês), a passagem de veículos será reduzida na Rua dos Caetés, na chegada do Viaduto B do Complexo da LagoinhaA partir das 15h haverá estreitamento da via no trecho entre Rua dos Guaranis e Avenida Afonso Pena, para as obras na travessia da Caetés com a Avenida ParanáAlém da alteração na Caetés, a Avenida Paraná terá mais restrições de tráfego.

No caso da Caetés, quem tiver opções deve evitar o acesso ao Centro pela viaMotoristas de veículos leves que não tiverem como desviar têm como alternativa recomendada pela BHTrans pegar as ruas dos Guaranis e dos Tupinambás, até chegar à Avenida Afonso PenaQuem usa o transporte coletivo também deve estar atentoAs linhas metropolitanas que seguem da Avenida Antônio Carlos em direção à Rua dos Caetés, passando pelo Viaduto B, serão desviadas para o Viaduto Leste e passarão pela Avenida Oiapoque, Rua São Paulo até retornar à CaetésNão haverá alterações nos pontos de embarque e desembarqueAo todo, 30 linhas de ônibus serão afetadasAs linhas municipais 60 e 65, que atualmente passam no trecho do estreitamento, também mudam de trajetoVão passar pela Rua Padre Belchior, Avenida Amazonas, Rua Santa Catarina, Rua dos Tupis, Avenida Olegário Maciel e Rua dos Tupinambás.

Só para ônibus

Ainda sem horário determinado, a Avenida Paraná também passa por mudanças hoje

A via será interditada para o fluxo de veículos entre as ruas dos Tamoios e dos Tupinambás, no sentido Avenida Amazonas - rodoviáriaCom essa alteração, será permitido apenas o tráfego de ônibus, feito na pista contrária (sentido rodoviária - Amazonas, no contrafluxo)A mudança dependeria de uma vistoria para verificar as necessidades de segurança viária no localAinda não há prazo para liberação do trecho, pois a retomada à normalidade depende do andamento das obrasDe acordo com a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), as intervenções do BRT na Área Central serão concluídas até o fim do anoA previsão da prefeitura é de que 700 mil pessoas sejam beneficiadas diariamente pelo BRTO objetivo é que o usuário diminua em até 50% o tempo de viagem atual.