(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Município de Resende Costa mostra sua arte


postado em 30/05/2013 06:00 / atualizado em 30/05/2013 07:04

Trabalhos em tecelagem são vitrine do artesanato da cidade do Campo das Vertentes(foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press %u2013 4/8/11)
Trabalhos em tecelagem são vitrine do artesanato da cidade do Campo das Vertentes (foto: Jackson Romanelli/EM/D.A Press %u2013 4/8/11)
A principal avenida da cidade de Resende Costa, no Campo das Vertentes, a 180 quilômetros de BH, se transforma neste feriado prolongado em uma grande feira para comemorar a primeira Mostra de Artesanato e Cultura do município. Conhecida por belos trabalhos feitos pelas mãos de centenas de moradores, Resende Costa comemora seus 101 anos de emancipação política com criação de um evento que entra para seu calendário oficial com a intenção de divulgar a cultura local e transformar a região em um polo turístico.


Até domingo, serão realizadas exposições, palestras, oficinas gastronômicas e apresentações artísticas em estandes e palcos montados na Avenida Alfredo Penido, no Centro. A expectativa da prefeitura é de que a cidade, que tem cerca de 11 mil habitantes, receba pelo menos 6 mil visitantes. O grande destaque, segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo, Luís Cláudio Reis, são as obras de tecelagem. “O artesanato é nosso cartão de visitas e quem vive disso espera há muitos anos por um evento que ajude a divulgar os trabalhos”, afirma Luís.

Hoje, alunos de escolas públicas e privadas se apresentam e fazem uma homenagem aos 101 anos da cidade. À tarde haverá a procissão de Corpus Christi, palestra sobre o turismo na Estrada Real e apresentações musicais. O encerramento ocorre em 2 de junho, dia do aniversário de Resende Costa, quando haverá hasteamento da bandeira em frente à prefeitura e vários shows durante todo o dia.

Além de apresentar aos turistas a produção local, o evento proporciona aos artesãos a chance de se especializar para atender ao público que se desloca até a cidade. Desde segunda-feira estão sendo realizadas palestras e treinamentos para que os trabalhadores desenvolvam todo o potencial empreendedor. Com a consultoria, eles aprendem a montar vitrines, criar embalagens e melhorar a qualidade do atendimento. “Todos estão com boas expectativas. Ao criar essa mostra, valorizamos nossos artesãos, investimos em uma das principais atividades econômicas da cidade e nos preparamos para receber bem o turista”, afirma Luís.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)