Jornal Estado de Minas

Promessas que fazem história

Estado de Minas
Enquanto há projetos que foram para o fundo do baú e ficaram para a história, outros persistem há anos na ordem do dia, mas nem por isso têm a garantia de que sairão do papel
Anel Rodoviário, Rodoanel e metrô estão no topo de uma longa lista de promessas encaradas com desconfiança pela populaçãoEm fase de projetos de engenharia e sondagens, as obras do metrô estão marcadas para começar no ano que vem, depois de mais de 25 anos de espera pela ampliação do sistema em BHA elaboração do projeto executivo de revitalização do Anel Rodoviário deve ficar pronta em um anoJá os estudos para a implantação do Rodoanel caminham a passos lentos.

Um termo de compromisso assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o estado delegou ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) a responsabilidade pelo projeto de engenharia do AnelNo valor de R$ 15,5 milhões, o estudo está em elaboração e analisa cerca de 50 intervenções nos 27,3 quilômetros da via entre o Bairro Olhos d’Água e a interseção com a Avenida Cristiano Machado.

O prazo para conclusão dos estudos é maio de 2014Enquanto as obras não começam, um plano emergencial apresentado pelo estado para aumentar a segurança da via está sob a análise do DnitParalelamente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a futura concessionária da BR-040 ficará responsável pela manutenção, conservação e operação do Anel Rodoviário de Belo HorizonteO leilão para a concessão da rodovia ainda não tem data definidaO contrato será de 30 anos.

Rodoanel

Fundamental para tirar o tráfego rodoviário de dentro de Belo Horizonte e desafogar o Anel Rodoviário, o Rodoanel, nova rota viária da região metropolitana, já teve suspensas várias licitações e agora caminha a passos lentosEmbora não haja nenhum termo de referência assinado ainda, o trecho Norte, que compreende Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim, está sob a responsabilidade do estado, que aguarda propostas de empresas interessadas em elaborar o projeto
Passando por Betim, Ibirité, Nova Lima e BH, o trecho Sul, a cargo do Dnit, teve o estudo de traçado licitado e será concluído no segundo semestre de 2015Nada foi feito ainda no trecho Leste, que não tem traçado definido(FA)