Um termo de compromisso assinado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o estado delegou ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER/MG) a responsabilidade pelo projeto de engenharia do AnelNo valor de R$ 15,5 milhões, o estudo está em elaboração e analisa cerca de 50 intervenções nos 27,3 quilômetros da via entre o Bairro Olhos d’Água e a interseção com a Avenida Cristiano Machado.
O prazo para conclusão dos estudos é maio de 2014Enquanto as obras não começam, um plano emergencial apresentado pelo estado para aumentar a segurança da via está sob a análise do DnitParalelamente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) determinou que a futura concessionária da BR-040 ficará responsável pela manutenção, conservação e operação do Anel Rodoviário de Belo HorizonteO leilão para a concessão da rodovia ainda não tem data definidaO contrato será de 30 anos.
Rodoanel
Fundamental para tirar o tráfego rodoviário de dentro de Belo Horizonte e desafogar o Anel Rodoviário, o Rodoanel, nova rota viária da região metropolitana, já teve suspensas várias licitações e agora caminha a passos lentosEmbora não haja nenhum termo de referência assinado ainda, o trecho Norte, que compreende Sabará, Santa Luzia, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim, está sob a responsabilidade do estado, que aguarda propostas de empresas interessadas em elaborar o projeto