Jornal Estado de Minas

Sondagens do metrô de BH terminam este mês

Flávia Ayer
Trabalhos preliminares começaram no segundo semestre de 2011 em vários pontos de Belo Horizonte, da Praça Sete à Savassi - Foto: Euler Júnior/EM/D.A Press - 20/11/11


Depois de quase oito meses de trabalho, estão chegando ao fim as sondagens do metrô no subsolo de Belo HorizonteOs estudos atestaram a viabilidade da implantação do meio de transporte sob parte da cidade (trecho Lagoinha-Savassi)“Não tínhamos dúvida dessa possibilidade”, ressaltou o coordenador do projeto de expansão do metrô no âmbito da prefeitura, Márcio DuarteO próximo passo é a contratação dos projetos de engenharia, previstos para serem concluídos até o fim do anoAs obras começam no início de 2014Paralelamente, a prefeitura tenta aprovar na Câmara Municipal projeto de lei para contrair empréstimos de R$ 400 milhões para a construção da obraNessa segunda-feira, vereadores pediram esclarecimentos e maior detalhamento do PL 237/13, que agora tramita na Comissão de Orçamento e Finanças Públicas“O projeto não esclarece pontos como as taxas de financiamento, as instituições financeiras e a real destinação, pois ele não especifica”, afirma o vereador Pedro Patrus (PT)

Para resolver o impasse, duas emendas serão apresentadas para esclarecer os questionamentos, de autoria do presidente da Câmara, Léo Burguês (PSDB)“Uma das emendas especificará que o dinheiro só poderá ser aplicado em obras do metrô e a segunda trata da taxa de juros a ser aplicada no empréstimo”, afirma Burguês, que acredita que o PL deverá estar pronto para votação em plenário até o início de junho.

Márcio Duarte esclarece que os R$ 400 milhões deverão ser aplicados na construção da linha 2, que liga o Calafate ao Barreiro, e que o empréstimo está sendo negociado com a Caixa Econômica Federal (CEF) ou com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)Segundo ele, a tramitação do projeto de lei não afetará o cronograma do metrô

“Estamos na fase de contratação dos projetos de engenharia”, ressalta.

Na ordem de R$ 3 bilhões, o metrô contará com R$ 1 bilhão da União, R$ 400 milhões da prefeitura e R$ 350 milhões do estadoO restante será aplicado pela iniciativa privadaO projeto do metrô prevê também a expansão da Linha 1 até o Bairro Novo Eldorado, em Contagem, que vai atualmente da Estação Vilarinho, em Venda Nova, até a Eldorado, no mesmo municípioA construção da Linha 3, que liga o Bairro Lagoinha à Savassi, é o único trecho subterrâneoCom a expansão, a previsão é atender 980 mil passageiros por dia, cinco vezes mais que a capacidade atual