(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Trincheira alivia trânsito na Alça Sul


postado em 13/04/2013 06:00 / atualizado em 13/04/2013 06:58

Obra dá mais fluidez ao trânsito na região do Bairro Belvedere(foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)
Obra dá mais fluidez ao trânsito na região do Bairro Belvedere (foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS)



Depois de um ano em obras, foi inaugurada ontem a trincheira que liga a MG-030 e a BR-356, sem a necessidade de motoristas passarem pelo Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de BH. Na volta para casa, ontem à noite, a nova passagem comprovou que vai desafogar em parte o trânsito da Avenida Luiz Paulo Franco, prolongamento da MG-030, dentro do bairro. Mas motoristas tiveram de ter paciência ao entrarem na 356, já que, além do volume de veículos chegando à cidade, o acesso para a Avenida Raja Gabaglia ou para quem desejava fazer o retorno no viaduto do BH Shopping não sofreu qualquer intervenção e continua tumultuado.

A obra, que custou R$ 7,6 milhões, bancados pelo BH Shopping e pela Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno, por meio de medida compensatória acordada com o Ministério Público, é parte das intervenções já projetadas para o Vetor Sul. A iluminação no local ainda é precária e dificulta o deslocamento dos pedestres. Ainda falta construir uma alça e um viaduto, que permitirão o acesso de quem trafega pela 356 no sentido contrário, mas sem nenhuma previsão.

Presente à inauguração, o prefeito de BH, Marcio Lacerda, afirmou que o gargalo da região é resultado da falta de planejamento metropolitano. “Houve grande expansão imobiliária na região de Nova Lima. Essa obra traz benefícios para a comunidade e para os próprios empreendedores que atuam na região”, disse. Ele afirmou ainda que a obra serve de exemplo para os limites entre a capital e Sabará. “A expectativa é que 50% do movimento saia pela trincheira e desobstrua o trânsito ao redor do Belvedere”, afirmou o presidente da associação dos empreendedores, Luiz Hélio Lodi.

A reportagem percorreu a nova trincheira e presenciou dois problemas. Um é a confusão da novidade. A segregação das pistas em direção ao shopping e das faixas que seguem para a BR-356 ainda causa estranheza nos motoristas. Alguns só percebem em cima da hora que estão no lugar errado, o que motivou manobras bruscas.

Já dentro da trincheira, a curva para a esquerda que possibilita a chegada à rodovia é muito fechada, o que demanda muita atenção e baixa velocidade dos motoristas. Há risco de acidente e falta sinalização de alerta. Qualquer desatenção pode gerar um acidente grave no local, graças ao impacto de um veículo na parede de concreto. A sinalização já está implantada da forma correta, indicando a trincheira para aqueles para quem vai ao Centro.

Metrô

O prefeito Marcio Lacerda afirmou que a solução definitiva para o gargalo formado na região do Belvedere é a implantação de seis quilômetros subterrâneos do que seria a Linha 4 do metrô, ligando a Savassi até o Leroy Merlin, centro de compras às margens da BR-356. “Já temos um estudo que aponta a viabilidade do metrô e agora precisamos buscar os recursos para implementar a obra e resolver definitivamente a questão da mobilidade no Vetor Sul e na Avenida Nossa Senhora do Carmo”, diz o prefeito.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)