Jornal Estado de Minas

Trincheira alivia trânsito na Alça Sul

Guilherme Paranaiba
Obra dá mais fluidez ao trânsito na região do Bairro Belvedere - Foto: Jair Amaral/EM/D.A PRESS



Depois de um ano em obras, foi inaugurada ontem a trincheira que liga a MG-030 e a BR-356, sem a necessidade de motoristas passarem pelo Bairro Belvedere, na Região Centro-Sul de BHNa volta para casa, ontem à noite, a nova passagem comprovou que vai desafogar em parte o trânsito da Avenida Luiz Paulo Franco, prolongamento da MG-030, dentro do bairroMas motoristas tiveram de ter paciência ao entrarem na 356, já que, além do volume de veículos chegando à cidade, o acesso para a Avenida Raja Gabaglia ou para quem desejava fazer o retorno no viaduto do BH Shopping não sofreu qualquer intervenção e continua tumultuado

A obra, que custou R$ 7,6 milhões, bancados pelo BH Shopping e pela Associação dos Empreendedores dos Bairros Vila da Serra e Vale do Sereno, por meio de medida compensatória acordada com o Ministério Público, é parte das intervenções já projetadas para o Vetor SulA iluminação no local ainda é precária e dificulta o deslocamento dos pedestresAinda falta construir uma alça e um viaduto, que permitirão o acesso de quem trafega pela 356 no sentido contrário, mas sem nenhuma previsão

Presente à inauguração, o prefeito de BH, Marcio Lacerda, afirmou que o gargalo da região é resultado da falta de planejamento metropolitano“Houve grande expansão imobiliária na região de Nova LimaEssa obra traz benefícios para a comunidade e para os próprios empreendedores que atuam na região”, disseEle afirmou ainda que a obra serve de exemplo para os limites entre a capital e Sabará“A expectativa é que 50% do movimento saia pela trincheira e desobstrua o trânsito ao redor do Belvedere”, afirmou o presidente da associação dos empreendedores, Luiz Hélio Lodi.

A reportagem percorreu a nova trincheira e presenciou dois problemas
Um é a confusão da novidadeA segregação das pistas em direção ao shopping e das faixas que seguem para a BR-356 ainda causa estranheza nos motoristasAlguns só percebem em cima da hora que estão no lugar errado, o que motivou manobras bruscas

Já dentro da trincheira, a curva para a esquerda que possibilita a chegada à rodovia é muito fechada, o que demanda muita atenção e baixa velocidade dos motoristasHá risco de acidente e falta sinalização de alertaQualquer desatenção pode gerar um acidente grave no local, graças ao impacto de um veículo na parede de concretoA sinalização já está implantada da forma correta, indicando a trincheira para aqueles para quem vai ao Centro

Metrô

O prefeito Marcio Lacerda afirmou que a solução definitiva para o gargalo formado na região do Belvedere é a implantação de seis quilômetros subterrâneos do que seria a Linha 4 do metrô, ligando a Savassi até o Leroy Merlin, centro de compras às margens da BR-356“Já temos um estudo que aponta a viabilidade do metrô e agora precisamos buscar os recursos para implementar a obra e resolver definitivamente a questão da mobilidade no Vetor Sul e na Avenida Nossa Senhora do Carmo”, diz o prefeito.