Jornal Estado de Minas

Campanha para reduzir atropelamentos em BH começa nesta quinta-feira

Ações educativas começam na Região Hospitalar. Serão 12 pontos de atuação durante um ano

Todos os dias, oito pessoas são atropeladas em Belo Horizonte
Para tentar reduzir esse número e promover uma mudança no comportamento dos pedestres e motoristas, a BHTrans vai promover, a partir desta quinta-feira, a campanha “PedestreEu Respeito”O programa, que integra o projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde, começará às 10 horas, na Avenida Alfredo Balena, na Região Hospitalar

Durante um ano, 12 áreas da capital apontadas como prioritárias vão receber as ações educativasSerão quatro semanas de promoção em cada eixo de atuaçãoNas ruas, monitores, estagiários da gerência de Educação da BHTrans, além de agentes de trânsito e policiais militares estarão chamando a atenção de motoristas e pedestres, de forma descontraída e lúdica, para garantir segurança e respeito ao Código de Trânsito Brasileiro.

O objetivo principal é conscientizar motoristas de que o pedestre é o mais frágil no trânsito e, por isso, tem sempre a preferênciaDa mesma forma, a campanha pretende reforçar aos caminhantes a importância de procurar locais adequados para as travessias.

Ao longo do projeto, a polícia pretende atuar junto com a BHTrans, fazendo um trabalho de conscientizaçãoSegundo o Comandante Lemos, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), num primeiro momento, as ações serão meramente educativas e sem puniçõesMas, com o passar do tempo, serão feitas autuações aos pedestres e motoristas que não respeitarem as leis.

Segundo dados da BHTrans, a cada dois dias um pedestres é morto por atropelamento na capitalDe acordo com o último levantamento feito pela Secretaria Estadual de Defesa Social (SEDS), em 2011, 2.850 pessoas foram atropeladas na capital