O projeto piloto será na Avenida Raja Gabaglia com uma força-tarefa de fiscalização e orientaçãoAo todo, 20 corredores vão receber ações do AMAR BH até dezembro deste anoUm estudo feito pela PBH avaliou a conformidade urbanística da via, que foi dividida em cinco partes para a pesquisaA avenida foi reprovada em vários itens avaliadosVeja:
Com esse diagnóstico, fiscais vão para avenida orientar os proprietários de comércios e imóveis sobre a responsabilidade na conservação dos passeiosO que fica a cargo da PBH é o recapeamento da via e implantação de faixas de pedestres, onde for necessárioPor enquanto, a prefeitura quer dar a vez para os caminhantes da capital pedindo um olhar mais cuidadoso dos proprietários de imóveis às margens dos corredores de trânsitoO projeto pode esbarrar na preocupação dos comerciantes com a flexibilização da Lei de Uso e Ocupação do Solo (7.166/96), regra que regulamenta áreas de estacionamento e outros espaço considerados preciosos para esses empresáriosA polêmica se arrasta desde 2010, quando o decreto foi revisto
O AMAR BH é inspirado em iniciativas que a PBH considera positivasUma delas é a despoluição visual da cidade com redução de mais de 90% de outdoors, hoje, aproximadamente 300 engenhos licenciadosTambém serve como exemplo para a nova harmonização a recuperação de áreas verdes das avenidas Tancredo Neves e Miguel Perrela, no Bairro Castelo, Região da Pampulha.
Confira algumas avenidas que vão receber ações do projeto:
Afonso Pena
Amazonas
Andradas
Antônio Abrahão Caram
Chaffir Ferreira
Contorno
Coronel Oscar Paschoal
Cristiano Machado
Das Palmeiras
A população pode acompanhar o diagnóstico de cada avenida pelo site www.pbh.gov.br/amarbh