(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Risco de deslizamento faz prefeitura fechar um dos acessos ao Parque das Mangabeiras

Vigias reforçam segurança de alunos que usam local no intervalo de aulas


postado em 13/03/2013 06:00 / atualizado em 13/03/2013 07:13

Interdição deve durar pelo menos seis meses, tempo previsto para obras de contenção de morro que ameaça derrubar muro e invadir a alameda(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Interdição deve durar pelo menos seis meses, tempo previsto para obras de contenção de morro que ameaça derrubar muro e invadir a alameda (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Quem chega ao Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, pelos portões Norte e da Rua Caraça, no Bairro Serra, não consegue mais subir até a Praça das Águas pela Trilha 12. A Estrada da Ferrobel, que leva até o alto do parque, está interditada desde janeiro a veículos e pessoas devido ao perigo de desmoronamento de uma encosta. Segundo o diretor do parque, André Funghi, um muro de pedras preso por uma grade de aço, conhecido como gabião, está deformado e corre o risco de se romper, principalmente em dias de chuva forte. Ainda não há previsão para reabertura da via, mas as obras de contenção devem durar seis meses.


A alternativa é um caminho mais longo e íngreme, usado normalmente por quem gosta de corrida ou de caminhada no parque. A interdição atinge uma faixa de quase um quilômetro e placas estão instaladas em pontos de bifurcação da via, para evitar que o pedestre precise voltar. Vigilantes reforçam as orientações, principalmente às crianças da Escola Municipal Levindo Coelho, que usam o parque esportivo no contraturno das aulas, por causa do programa Escola Integrada.

"A encosta é feita de terra e pedras e por isso é muito instável. Se chover muito, o terreno absorve a água e deixa o solo encharcado. O gabião que cerca o minério, instalado há muitos anos, acabou ficando com uma barriga, que pode se romper. Como há um grande fluxo de pessoas caminhando nos fins de semana e de crianças, por causa da escola, decidimos interditar o local", explicou André.

Ele informa que uma empresa já visitou o local e aguarda um laudo técnico, que vai indicar se o caminho poderá ser liberado mesmo durante as obras no período de estiagem. A empresa já apresentou um projeto de sondagem e recuperação da área, que prevê, segundo o diretor do parque, a recomposição do talude, retirando material da encosta; a instalação de uma malha de aço de alta resistência com sistema de fixação no barranco; e o plantio de arbustos e vegetação de cerrado. Segundo André Funghi, os ônibus que circulam pelo parque estão utilizando uma rota alternativa.

Enquanto isso...
…MORADORES TEMEM FESTA

Moradores do Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH, estão preocupados com a realização da festa Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício), marcada para sábado na área de estacionamento do Parque das Mangabeiras. No ano passado, a associação de moradores entrou na Justiça para tentar impedir o evento e conseguiu liminar na 1ª instância. Mas os organizadores recorreram e garantiram a autorização para a festa, que reuniu cerca de 7 mil pessoas. Neste ano, o presidente da União das Associações da Zona Sul de BH e da Associação de Moradores do Bairro Mangabeiras, Marcelo Marinho Franco, decidiu não entrar na briga, mas reafirma sua posição contrária. “O parque é um local de preservação e de pesquisa ambiental. Ele tem como meta conservar e proteger as espécies florestais. É, portanto, uma área de lazer contemplativo e descanso e, assim, deveria receber maior apoio das autoridades. Não se pode admitir que, contrariando a sua destinação definida por lei, seja palco de ruidosos espetáculos como esse, uma festa que não é da nossa tradição, cujo objetivo é incentivar o consumo de cerveja pelos jovens.”


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)