A construção do pátio de manobra no subsolo na Nossa Senhora do Carmo, na altura do shopping Pátio Savassi, por onde passam diariamente cerca de 95 mil veículos, é considerada ousada por especialistas, por se tratar de uma opção de alto custo“Fazer um pátio subterrâneo é um luxo, porque é muito caroA obra na Nossa Senhora do Carmo, uma área extremamente adensada, será um ‘deus nos acuda’”, afirma o coordenador do Núcleo de Transportes da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais (Nucletrans/UFMG), Ronaldo Guimarães Gouvêa
O professor explica que há duas formas para construir o pátio“Uma é usar o ‘tatuzão’, uma máquina que vai abrindo o buraco debaixo do solo e é a opção mais caraA outra é fazer através da superfície, o que causa mais transtornos, mas é bem mais barataNa Nossa Senhora do Carmo, provavelmente, será sem o ‘tatuzão’”, deduz, por uma questão de custosCom 4,5 quilômetros de extensão, a Linha 3 do metrô está orçada em R$ 1,4 bilhão e compreende um percurso da Lagoinha, próximo à rodoviária, passando pela Avenida Afonso Pena, Rua Pernambuco e terminando perto do Shopping Pátio Savassi.
Do outro lado da Linha 3, na Lagoinha, o pátio de manobra já havia se mostrado uma questão delicada, por causa do encurtamento do único trecho subterrâneo do metrô de BH
De acordo com a Metrominas, na semana que vem serão concluídos os trabalhos de sondagem na Linha 3Apenas na Savassi e entorno da Nossa Senhora do Carmo, até a altura da Avenida Uruguai, no Sion, foram cerca de 20 furos de 35 metros de profundidadeAo longo dos 4,5 quilômetros do ramal, foram 180 sondagensApesar de não haver análise conclusiva, estudos preliminares indicam que o solo de BH tem boas características mecânicas e não representará impedimento ao trem subterrâneoOs resultados definitivos sairão ainda no primeiro semestre.
REFLEXO DAS OBRAS
É bom lembrar que a movimentação de sondagem está atualmente bem próxima da Praça Diogo de Vasconcelos, a conhecida Praça da Savassi, que passou há um ano por obras de revitalizaçãoOs comerciantes da região observam ressabiados as sondagens para a próxima intervenção“Tem que ter um metrô aqui, pois o trânsito na região está horrívelO problema é que temos muito medo do reflexo das obras
O projeto do metrô prevê também a expansão da Linha 1 até o Bairro Novo Eldorado, em Contagem, que vai atualmente da Estação Vilarinho, em Venda Nova, até a Eldorado, em ContagemJá a Linha 2 fará o entroncamento com a Linha 1 na Estação Nova Suíssa e chegará até o BarreiroA Metrominas ainda está em fase de contratação e elaboração dos projetos básicos de engenharia das três linhasTodos os projetos têm prazo de elaboração de 12 mesesAssim que a ordem de serviço for dada, as empreiteiras têm de quatro a cinco anos para concluir a obraA prefeitura promete também enviar “em breve”, segundo a assessoria de imprensa, projeto de lei com pedido de autorização para contratar R$ 400 milhões em financiamento para investimentos no metrô.