Uma rebelião de detentos do Presídio de Itajubá, na Região Sul de Minas, deixou pelo menos um preso morto e um agente penitenciário ferido na manhã desta terça-feira. A Polícia Militar e Agentes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) do sistema prisional negociaram com os criminosos e o motim encerrou-se por volta das 16h.
Leia Mais
Detentos da Penitenciária de Pedro Leopoldo rendem agentes e fazem rebeliãoApós rebelião, detentos são transferidos e Presídio de Pedro Leopoldo será reformadoApós rebelião, presos são transferidos do Presídio de ItajubáUm agente penitenciário, que também não teve o nome divulgado, se feriu durante o confronto e foi socorrido para o Hospital Escola da cidade. Segundo a Seds, ele passa bem. Informações de um advogado que foi chamado e teve contato com os detentos, dão conta de que duas pessoas ainda são feitas reféns, um detento e outro agente penitenciário.
Centenas de policiais, entre Civis e Militares, compareceram ao presídio para fazer a negociação. O sub-secretário da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), Murilo Andrade Oliveira, acompanhou os trabalhos. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, pois os detentos colocaram fogo em colchões.
Pedro Leopoldo
Essa é a segunda rebelião em presídios mineiros em menos de uma semana. Na última quarta-feira, os detentos da Penitenciária de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, também se rebelaram. Um preso fingiu passar mal e quando agentes penitenciários foram atendê-lo outros quatro albergados dominaram os servidores e conseguiram rendê-los. As armas dos agentes foram roubadas e na confusão um deles acabou baleado no braço. A Polícia Militar (PM) foi acionada para controlar a situação e iniciar negociações para liberação de dois reféns.
O tumulto causou medo e caos para os moradores que moram próximo ao presídio. Armados, os detentos atiraram contra policiais e jogaram uma granada para o lado de fora do prédio. O artefato explodiu próximo ao portão de uma residência.
Durante o motim, os presos destruíram o presídio.