Detentos da Penitenciária de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fizeram uma rebelião na madrugada desta quarta-feira. Por volta de 0h15, um preso fingiu passar mal e quando agentes penitenciários foram atendê-lo outros quatro albergados dominaram os servidores e conseguiram rendê-los. As armas dos agentes foram roubadas e na confusão um deles acabou baleado no braço. A Polícia Militar (PM) foi acionada para controlar a situação e iniciar negociações para liberação de dois agentes penitenciários que ficaram sob o poder dos detentos por mais de sete horas.
A comandante da 3ª Região de Polícia Militar, Coronel Cláudia Araújo Romualdo, coordenou a operação policial. Segundo ela, o motim começou durante um protesto dos albergados pela qualidade da alimentação na unidade prisional. Quarteirões no entorno do prédio ficaram isolados para a operação. Equipes do 36º Batalhão, Rotam, helicópteros da PM, Batalhão de Polícia de Eventos (BPE) e Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) controlam a situação na unidade prisional.
Durante a madrugada, a negociação foi muito tensa. Armados, os detentos atiraram contra policiais e jogaram uma granada para o lado de fora do prédio. O tenente-coronel Marcelo Vladimir Corrêa, comandante do Gate, foi responsável pela negociação que culminou com a rendição dos presos por volta de 7h. Segundo a PM, os critérios técnicos da negociação não presaram pela rapidez, mas pela segurança dos reféns. Mesmo com um agente baleado e com o clima tenso dentro e fora da cadeia, a PM ficou satisfeita com o desfecho da operação no início da manhã.
Leia Mais
Princípio de rebelião é registrado no Ceresp de BetimDetento morre e agente penitenciário fica ferido durante rebelião no Sul de MinasApós rebelião, detentos são transferidos e Presídio de Pedro Leopoldo será reformadoFamiliares dos presos acompanharam o desfecho da rebelião hoje na porta da cadeia. Por volta de 7h30, dois agentes reféns foram retirados de dentro da unidade e atendidos pelo Corpo de Bombeiros minutos depois da redição dos presos. A emoção tomou conta da porta do presídio no momento da libertação dos servidores que foram abraçados por outros colegas de profissão. O agente baleado já havia sido retirado durante a madrugada e encaminhado para o Hospital João XXIII. Os dois reféns que saíram pela manhã vão para o Pronto Atendimento de Pedro Leopoldo para avaliação médica.
Segundo a comandante da operação, o próximo procedimento é contagem de presos. Durante as negociações havia informações de que dois conseguiram fugir da cadeia, mas ainda não há confirmação. A Polícia Civil vai apurar o que aconteceu dentro da cadeia ouvindo os presos ainda esta manhã. O atirador que feriu o agente penitenciário será identificado para registro de ocorrência na delegacia da cidade.
Veja mais fotos
Leia Mais
Princípio de rebelião é registrado no Ceresp de BetimDetento morre e agente penitenciário fica ferido durante rebelião no Sul de MinasApós rebelião, detentos são transferidos e Presídio de Pedro Leopoldo será reformadoOs detentos do Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciaram uma rebelião na noite de segunda-feira. De acordo com militares do 33º Batalhão, os presos de quatro galerias participaram do motim. Ao saberem do ocorrido, familiares dos internos foram até a porta da instituição e alguns protestaram. Os policiais foram acionados para dar apoio externo no local e, segundo a PM, a rebelião foi contida pelos próprios agentes do Comando de Operações Especiais (COPE) do sistema prisional..