(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Publicado edital para projeto de paisagismo da Av. Cristiano Machado


postado em 01/12/2012 00:12 / atualizado em 01/12/2012 07:57

O edital de licitação para a contratação de uma empresa que vai desenvolver projeto de paisagismo para a Avenida Cristiano Machado, no trecho cortado pelo BRT (transporte rápido por ônibus, na sigla em inglês), foi publicado hoje. Quem vencer a concorrência (menor preço) será responsável por apontar opções de aproveitamento dos canteiros centrais e dos que dividem a pista exclusiva da pista dos veículos de passeio. O principal objetivo do projeto é trabalhar com a vegetação desses locais, por meio do plantio de árvores ou da criação de jardins, aproveitando da melhor maneira possível os espaços destinados ao verde. Na Avenida Antônio Carlos há um projeto em andamento e algumas projeções dão indícios de como a avenida poderá ficar no ano que vem.

Segundo a gerente de Planejamento da Mobilidade da BHTrans, Elizabeth Gomes de Moura, o trecho da Cristiano Machado contemplado fica entre a Estação BHBus São Gabriel, no bairro de mesmo nome, Região Nordeste da capital, e o Túnel da Lagoinha. “A empresa vencedora fará levantamento de toda a situação atual do trecho, uma espécie de inventário. Essas informações serão importantes para saber quais árvores correm risco e precisam de algum tipo de intervenção, quais áreas têm condição de receber o plantio, entre outras possibilidades”, diz a gerente. Mais de R$ 147 mil estão disponíveis para contratação do projeto, mas o valor do contrato deverá ser menor, por causa da licitação de menor preço.

Ainda segundo Elizabeth, o projeto para o restante da Av. Cristiano Machado depende dos estudos para o BRT entre o São Gabriel e a Estação Vilarinho, em Venda Nova. “É objetivo da nova gestão continuar o BRT até a Vilarinho. Então, o projeto paisagístico dessa área só será licitado depois que estiver tudo certo sobre o BRT, pois obras serão necessárias e um projeto desse tipo só pode ser feito depois da obra”, completa a gerente.

Antônio Carlos

A responsabilidade de elaboração do projeto de paisagismo da Avenida Antônio Carlos não é da BHTrans, mas da Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano. Segundo a assessoria do órgão, será contemplado o trecho do Centro até o Viaduto São Francisco, no bairro de mesmo nome, Região da Pampulha. Ainda não há uma decisão do que será feito nos espaços verdes, mas o estudo preliminar já trabalha com algumas possibilidades, como gramados extensos, áreas de convivência cobertas por árvores e equipamentos de lazer para a população, entre outros. A secretaria não informou o valor gasto no projeto e afirmou que não há estudo para o restante do corredor do BRT, que vai até o fim da Avenida Pedro I.

Outro ponto da cidade que será contemplado por projetos de paisagismo é o trecho cortado pelos ônibus do BRT Central. Segundo a BHTrans, o contrato de obras nas avenidas Paraná e Santos Dumont, no Hipercentro, já determina a implantação de um projeto paisagístico, a ser feito assim que as obras forem concluídas. O tráfego dos ônibus no local volta hoje ao normal, já que as obras estão suspensas até janeiro, conforme pedido dos comerciantes, que querem aproveitar o fim do ano, época de maior movimento para os lojistas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)