Diante da incômoda combinação entre trânsito, compras de Natal e obras viárias, o comércio busca alternativas para tentar facilitar a vida do consumidor e evitar que ele fuja das lojas com medo das filas antes mesmo de chegar ao caixa – nas ruas
O Minas Shopping, no Bairro União, na Região Nordeste de BH, prevê para dezembro a liberação de mais mil vagas de estacionamentoA meta é facilitar a entrada dos clientes do centro de compras e, consequentemente, melhorar o fluxo de veículos, hoje prejudicado pelos gargalos das obras e desvios para intervenções do BRT Mais à frente, outro shopping, o Estação BH, em Venda Nova, pede apoio da BHTrans para organizar o trânsito nos arredores e promete reforçar a sinalização no entorno, além de contar com coordenadores de tráfego no estacionamento, para facilitar o acesso às vagas e descongestionar as áreas de entrada e saída do empreendimento.
No Centro da cidade, comerciantes contam os dias para a interrupção das obras do BRT, a pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL)“Enquanto não fica pronta, a obra cria um dificultador para o comércioOs comerciantes registraram queda de cerca de 60% nas vendas e, no Natal, a expectativa é de chegar próximo ao que se vendia antesNão há expectativa de aumento em relação ao ano passado, mas de tentar uma recuperação do prejuízo”, afirma o vice-presidente da CDL, Marcos Innecco, diretor do Conselho do Hipercentro da entidadeO acordo prevê que o trânsito de veículos seja liberado na área.
Já no BH Shopping, no Bairro Belvedere, Região Centro-Sul de BH, a aposta é na gestão da ocupação de vagas, para facilitar a entrada dos clientes no centro de compras, situado no olho do furacão, na divisa entre BH e Nova LimaO sistema detecta a ocupação dos espaços no estacionamento e os clientes podem saber quantas vagas disponíveis há em cada piso, sem a necessidade de circular pelo local
Sem revelar detalhes, a BHTrans informa que uma operação habitual de fim de ano está sendo planejada para dar mais fluidez ao trânsito na capital durante o período natalino.
Atalhos
O doutor em engenharia de transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Frederico Rodrigues defende que a empresa municipal apresente caminhos alternativos aos motoristas
O gerente predial Ivo César Costa, de 44 anos, trabalha na região do Belvedere, onde a obra da Alça Sul, trincheira que ligará as rodovias MG-030 e BR-356, está a todo vaporCom a proximidade do Natal, ele já está se programando para driblar o caos“Vou tentar antecipar meus horários, para não pegar os engarrafamentos”, comenta, antecipando uma preocupação que já deve começar a fazer parte dos planos de todos os motoristas da Grande BH.