(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Evento reúne profissionais de arquitetura na capital


postado em 06/11/2012 06:00 / atualizado em 06/11/2012 07:25

O arquiteto Carlos Alberto Maciel, um dos palestrantes, na Praça da Liberdade: mosaico de estilos transforma BH na cidade ideal para discutir o assunto(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)
O arquiteto Carlos Alberto Maciel, um dos palestrantes, na Praça da Liberdade: mosaico de estilos transforma BH na cidade ideal para discutir o assunto (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS)

Dois dias para discutir a amplitude da arquitetura, o ofício frente aos desafios contemporâneos, sustentabilidade, preservação ambiental, aproveitamento de áreas mineradas e patrimônio cultural. Começa hoje, às 10h, na Escola Guignard, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, o seminário Arq. Futuro Belo Horizonte 2012 – A construção da paisagem, com a presença de profissionais brasileiros e internacionais. Dividido em dois temas – Visões da paisagem (hoje) e Novas geografias (amanhã), o encontro terá, na abertura, a palestra “A relação da mineração e do patrimônio histórico em Minas Gerais”, do professor da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Flávio Carsalade.

“Belo Horizonte é a capital ideal para se debater o tema. Há espaços públicos, como a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, que reúne vários momentos da história da arquitetura brasileira”, diz o mineiro Carlos Alberto Maciel, um dos responsáveis por projetos no Instituto Inhotim, em Brumadinho. Amanhã, às 11h, Maciel vai falar sobre os trabalho feitos para o centro de arte contemporânea, localizado na região metropolitana da capital e conhecido mundialmente. Diante do conjunto da Praça da Liberdade, ele mostra os estilos neoclássico e eclético dos prédios da época da fundação da cidade, incluindo o Palácio da Liberdade; art déco, do Palácio Cristo-Rei; moderno, do Edifício Niemeyer, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa e Ipsemg; pós-moderno, da Rainha da Sucata; e contemporâneo, presente nas intervenções nas construções integrantes do Circuito Cultural.

“Como estarão presentes muitos profissionais, alguns de renome internacional, o encontro será importante para troca de experiências em arquitetura e urbanismo”, afirma Maciel, do escritório Arquitetos Associados, que acaba de participar da elaboração de projetos de intervenção no Palacete Dantas e Solar Narbona, na Praça da Liberdade, para o Inhotim Escola, que será o “Inhotim na cidade”, explica. O seminário, já realizado com sucesso em São Paulo e Rio de Janeiro, vai reunir em BH arquitetos, urbanistas, professores, estudantes, gestores públicos, empresários e outros.

Reflexão

O Arq. Futuro – Belo Horizonte 2012 é organizado pelo grupo Bei+ Branded Content, dos editores Marisa Moreira Salles, mineira radicada em São Paulo, e Tomas Alvim. O objetivo maior do seminário, diz Alvim, é levar à reflexão sobre o papel da arquitetura e também falar sobre a mobilização que pode transformar o mundo. “A arquitetura deve ser um canal de diálogo entre todos os setores da sociedade para promover a arte”, observa. De forma emblemática, o local escolhido para sediar o seminário é a Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg). Natural de Nova Friburgo (RJ), o pintor Alberto da Veiga Guignard (1896–1962), lembrado agora pelo cinquentenário de sua morte, morou muitos anos em Belo Horizonte e Ouro Preto, deixando extensa obra.

O Arq. Futuro terá ainda a presença do professor da Faculdade de Gênova, Itália, e sócio fundador do premiado Studio Archea, Marco Casamonti; do uruguaio radicado em Nova York (EUA) há mais de 30 anos, Rafael Viñoly; do japonês Shohei Shigematsu, professor visitante das universidades de Columbia, Harvard, Cornell e Kyoto; de Gustavo Penna, Maria Elisa Costa, Roberto Luis de Melo Monte-Mor, Fabiana Borges Teixeira dos Santos, Karen Stein, André Corrêa do Lago, Fernando Moreira Salles e Franklin Feder.

Serviço: A Escola Guignard fica na Rua Ascânio Burlamaque, 540 (entrada pela Rua Odilon Braga), no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul de BH Informações www.arqfuturo.com.br


PROGRAMAÇÃO
Hoje – Tema: Visões da paisagem
10h às 11h –A relação da mineração e do patrimônio histórico em Minas Gerais, palestra do arquiteto e professor Flávio Carsalade
11h às 12h – Debate sobre desenvolvimento da região metropolitana e desenvolvimento sustentável integrado de territórios mineiros, com Flávio Carsalade, Fabiana Borges Teixeira Santos e Roberto Luís de Melo Monte-Mor
15h às 15h30 – A paisagem arquitetônica de Minas Gerais – Uma visão afetiva, palestra fda arquiteta Maria Elisa Costa
15h30 às 16h –Palestra do arquiteto uruguaio radicado em Nova York (EUA) Rafael Viñoly
16h30 às 17h15 –Conversa entre Rafael Viñoly, Maria Elisa Costa, André Corrêa do Lago e Karen Stein
18h às 1930 –Debate sob o tema Desafios socioeconômicos de áreas mineradas, entre Fernando Moreira Salles (CBMM), Franklin Feder (Alcoa), Gustavo Penna, André Corrêa do Lago e Fernando de Mello Franco.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)