(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Técnico em eletrônica é preso por manter tarântulas em cativeiro

O caso aconteceu em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais. O homem vai responder pro crime ambiental


postado em 26/10/2012 10:49 / atualizado em 26/10/2012 11:22

Aranha
Aranha "mãe" apreendida na casa do técnino de Poços de Caldas (foto: Divulgação Polícia Militar )
Um técnico em eletrônica, de 31 anos, foi preso em flagrante por crime ambiental porque manteve em cativeiro uma aranha tarântula e cerca de 100 filhotes dela. A Polícia Militar (PM) de Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, prendeu esse homem em cumprimento de mandado, pois ele já estava sendo investigado por manter os animais em casa sem registro ou licença de um órgão ambiental competente. A PM não soube informar o motivo pelo qual o homem guardava os bichos em casa. O técnico foi encaminhado para a Delegacia de Poços de Caldas. As aranhas, da espécie vitalius, foram recolhidas pelo Corpo de Bombeiros. Apesar do aspecto assustador, a tarântula é pouco ofensiva para seres humanos. A picada dói, mas o veneno é fraco. Portanto, algumas pessoas criam o aracnídeo como bicho de estimação.

O crime contra animais está previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 que dispõe punição para quem “matar,  perseguir,  caçar,  apanhar,  utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão,  licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. Pela lei deve ser autuado também “quem vende, expõe à venda, exporta ou adquire, guarda, tem em cativeiro ou depósito, utiliza ou transporta ovos, larvas ou espécimes da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, bem como produtos e objetos dela oriundos, provenientes de criadouros não autorizados ou sem a devida licença, permissão ou autorização da autoridade competente".  

Qualquer cidadão pode fazer denúncias contra crimes ambientais no Ibama ou Ministério Público Federal. A Linha Verde é um canal direto com o cidadão e funciona 24 horas pelo 0800-618080 e pela internet linhaverde@ibama.gov.br.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)