Em rodovias que cortam Minas é possível encontrar exemplos de placas que mais servem para desorientar do que orientar motoristasNa BR-040, especialmente no trecho entre Belo Horizonte e Conselheiro Lafaiete, na Região Central, o problema se agrava: muitas vezes, nem sequer é possível enxergar a placaPor conta do movimento de caminhões de mineradoras, parte da sinalização fica coberta de pó de minérioO trecho também apresenta falhas na sinalização horizontal, que em muitos casos se resume à pintura que demarca as faixas.
Dos 440 quilômetros que separam Belo Horizonte do Rio de Janeiro, os mais complicados são os 100 que ligam a capital mineira a Conselheiro LafaieteA maioria das placas que indicam a velocidade permitida na rodovia estão sujas de póEm algumas delas, não é possível ler o que está escrito“Fica complicado saber qual é o limite a ser seguidoA quantidade de radares e a variação das velocidades contribuem para aumentar ainda mais a confusão, então acaba que não sei a quantos quilômetros por hora andar”, diz Guilherme Peixoto, de 24 anos, há três trabalhando como caminhoneiro.
As placas que mais ficam sujas são as que indicam a direção das curvasApesar de passarem quase despercebidas durante o dia, elas são muito importantes à noite, pois ficam visíveis quando recebem a luz dos faróis e ajudam a apontar o traçadoComo a grande maioria está coberta de pó, os motoristas precisam recorrer às faixas que demarcam os sentidos opostos, mas quase todo o percurso está sem olhos de gato e a pintura amarela está apagada em muitos pontos.
Dificuldades Esse conjunto de características torna muito perigosa a viagem à noite na rodoviaO estudante Felipe Almeida, 23, conta que já passou por ali várias vezes, indo para Lafaiete, e já teve dificuldades no período noturno
Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Logística da Fundação Dom Cabral, lembra que o sistema rodoviário vai muito além do pavimento e que as intervenções sistemáticas são importantes para corrigir deficiências“Simplesmente não há gestão do dinheiro público e por isso não existe manutençãoA fiscalização também é zero, pois os caminhões de minério rodam sem lonas e ninguém faz nadaÉ um descaso com o contribuinte que paga seus impostos”, avalia.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que mandou nota por meio de sua assessoria de imprensa, “o tráfego intenso de carretas de minério torna difícil a manutenção e limpeza das placas e dos dispositivos de drenagem”, diz o comunicadoO Dnit afirma ainda que já se reuniu com representantes das mineradoras e um termo de ajustamento de conduta (TAC) foi firmado no sentido de manter a carga de minério coberta com lonasAlém disso, segundo o órgão federal, o TAC prevê a lavagem das carretas antes de entrarem na rodoviaNesse caso específico, o Dnit informou que quem tem competência para fiscalizar os veículos é a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O Dnit também informou que, no trecho da BR-040 entre Sete Lagoas e o Trevo de Curvelo, de fato há excesso de vegetação e placas cobertas ou danificadas“O Dnit enfrentou questões judiciais por cerca de um ano e só na semana passada foi possível assinar contrato com a empresa que fará a manutenção no trecho
A Polícia Rodoviária Federal, por sua vez, informou que tem registrado boletins de ocorrência por conta da sujeira deixada na BR-040As ocorrências são encaminhados ao Ministério Público Estadual para que providências sejam tomadasA PRF informou que “três mineradoras da região já foram autuadas pelo MPE”.
Palavra de especialista
Paulo Resende, Fundação Dom Cabral
Sinalização exige estudo
Em países desenvolvidos, o planejamento de tráfego tem na sinalização um de seus principais pilaresNo Brasil, a sinalização é feita da cabeça dos gestores, sem estudoÉ preciso tomar como base o pensamento de quem está trafegando pela primeira vez no localOs três pilares de uma boa sinalização são a redundância, com vários avisos seguidos para a mesma situação, a clareza da informação e o pensamento de quem não conhece a pista, mantendo as placas que orientem uma pessoa que está passando pela primeira vez no local