Minas Gerais vai a Brasília cobrar do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) a mudança na legislação que define o tempo mínimo para as aulas práticas do curso de formação do condutorA iniciativa da discussão é do Departamento de Trânsito de Minas Gerais que há um ano tenta conquistar o apoio de outros estadosSegundo o coordenador de Habilitação do Detran-MG, Anderson França Menezes, Paraná, São Paulo, Goiás, Espírito Santo e Rio de Janeiro já aderiram à proposta de ampliar de 20 para 40 horas/aula o tempo mínimo exigido nas aulas práticasNas ruas, os candidatos a motorista e instrutores de autoescolas também consideram o tempo curto para aprender tanta coisa importante.
“Somos considerados muito rigorosos mesmoNosso índice de aprovação é de 30% a 40%O problema do trânsito no país é a educação e ainda acho que o condutor deveria ter dois anos de permissão para dirigir, em vez de um sóO primeiro ano do condutor é um período de experiênciaEle precisa ter cuidado, transitar primeiro nas vias urbanas, respeitando as leis de trânsito, antes de pegar a rodovia, por exemplo”, diz o coordenador do Detran-MG.
Com 18 anos de experiência no processo de formação de candidatos à carteira nacional de habilitação (CNH), o instrutor de autoescola Wilder Félix Soares faz duras críticas às regras impostas pela legislaçãoAcha que o tempo mínimo exigido é curto e que a proibição de circular em vias de maior movimento atrapalha a formação integral do aluno“O tempo destinado à parte teórica é suficiente, mas as 20 horas/aula de prática na rua não são suficientesDeveria ser pelo menos o dobro”, afirma.
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Colega de autoescola de Soares, o instrutor Bruno Sudano concorda: “Praticamente todos os alunos que fazem só o mínimo das aulas relatam não se sentirem seguros para pegar um trânsito intenso”Ele afirma que, ainda assim, muitos tentam o exame logo após cumprir a carga horária mínimaE grande parte é reprovada, segundo ele, que também defende aumento no número de aulas práticas“A maior parte dos candidatos só é aprovada depois de 30 ou 40 aulas”, afirmaSudano acredita que o grande número de permissões para dirigir (PPD) suspensas em Minas é resultado da imprudência dos motoristas“A lei é rígida, mas tem fama de não ser cumpridaPor isso, as pessoas acabam descumprindo regras porque acham que não vai ter problemaAí são flagradas e têm de fazer todo o processo de retirada da CNH de novo.”
Sudano foi instrutor do estudante Thiago Rocha Lage, de 19 anos, que morreu este mês em um acidente na BR-356, em frente ao Shopping PonteioO rapaz, que tinha apenas uma semana de carteira definitiva, morreu quando o carro que ele dirigia saiu da pista e bateu em uma árvore
APRENDIZES Em fase de preparação para tirar carteira, a analista de comércio exterior Mariana Machado Zupo, de 26, concorda com decisão do Detran-MG de pedir revisão da quantidade de aulas práticas“O dia a dia na rua é bem diferente daquilo que aprendemos na autoescola em 20 horas/aula.” A colega Ana Vitória Mabeira, de 18, que é estudante, tem a mesma opinião“O tempo é muito curto para aprender tanta coisa”, afirma.
Na fila para tirar a carteira de motorista, o fotógrafo Ricardo Santos, de 23, afirma que o tempo máximo depende também do empenho do aluno“Aquele que realmente se dedica pode aprender com mais facilidade.” O rapaz, no entanto, já sabia dirigir quando entrou na autoescolaJá fez 25 aulas de direção, mas não conseguiu passar em dois exames: “Perdi por ter esquecido de atender regras de sinalização”Ao lado, a instrutora dele, Cléusia Soares, alertou: “Pode parecer uma coisa simples, mas deixar de olhar pelo retrovisor pode ser a causa de um acidenteDefendo que o tempo de formação seja maior, para que o aluno se acostume com todas essas regras e se sinta seguro para trafegar com trânsito pesado”.