(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Crimes violentos caem 9,5% em Minas

Índice divulgado nessa sexta-feira revela diminuição da violência no estado. Na Região Metropolitana de BH, queda foi de 12,33% entre abril e julho


postado em 01/09/2012 06:00 / atualizado em 01/09/2012 07:06


A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) divulgou nessa sexta-feira dados referentes a segurança pública no estado. Conforme o índice de criminalidade violenta (IVC), foram 5.648 ocorrências em julho, contra 6.244 em abril – quando houve pico no registro –, uma queda de 9,5%. São considerados registros de crimes violentos homicídios tentados e consumados, roubos, sequestros ou cárceres privados, extorsões mediante sequestros e estupros tentados e consumados. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a queda foi de 12,33% na comparação entre abril e julho.

O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, diz que os números refletem os esforços, entre outros, de uma gestão integrada entre as polícias Militar e Civil, principalmente nas áreas críticas, que são a Grande BH, Vale do Aço, Montes Claros (Norte), Governador Valadares (Vale do Rio Doce) e Uberlândia (Triângulo). “Ainda há muito o que fazer e estamos desenvolvendo ações imediatas e preventivas”, disse.

A Grande BH, em números de homicídios, superou a casa dos três dígitos nos sete primeiros meses do ano. Foram 1.008 ocorrências no período, média diária de 4,73 casos. No estado foram 2.189 registros entre janeiro e julho, 1% a mais que igual período no ano passado, que teve 2.168 casos de assassinatos. Para Robson Sávio, especialista em segurança pública, no caso dos homicídios o desafio não é apenas da Seds, mas envolve também o Judiciário. “Sabe-se que em 90% desses casos os autores não são condenados. A redução dessa modalidade de crime depende da certeza da punidade e da boa estrutura de investigação policial”, sugeriu.

Nessa sexta-feira à noite, a PM realizou blitz preventiva na Avenida Getúlio Vargas com Contorno, no Bairro Funcionários(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Nessa sexta-feira à noite, a PM realizou blitz preventiva na Avenida Getúlio Vargas com Contorno, no Bairro Funcionários (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
Na noite dessa sexta-feira, como parte dos esforços para diminuir a violência na capital, policiais militares realizaram a Operação Impacto na área central. Agentes do 1º Batalhão fizeram blitz nas avenidas Getúlio Vargas e do Contorno, no Bairro Funcionários. Eles pararam principalmente motocicletas e taxistas.

Vagas para agentes penitenciários

A Secretaria de Estado de Defesa Social abriu concurso público para 3.410 vagas para o cargo de agente de segurança penitenciário. As inscrições podem ser feitas a partir de 1º de outubro pela internet (www.ibfc.org.br). O valor é R$ 50. A íntegra do edital está disponível no www.seds.mg.gov.br, no link Sistema prisional. As vagas serão distribuídas entre as 18 regiões integradas de segurança pública do estado (Risps). Os agentes deverão cumprir carga horária de 40 horas semanais com salário base de R$ 1.954,67. O concurso será aplicado em seis etapas: provas objetivas de múltipla escolha e redação; condicionamento físico por testes específicos; avaliação psicológica; comprovação de idoneidade e conduta; exames médicos; e curso técnicos profissional com aulas práticas e teóricas e estágio supervisionado. Todas as provas serão realizadas em Belo Horizonte, exceto a primeira e sexta etapas, em que o candidato poderá escolher o município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)