(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Com a baixa umidade do ar, especialistas alertam para a prática de exercícios físicos

É recomendado maior cuidado com exercícios em ambientes abertos ou sem climatização. É preciso atenção aos sinais do corpo


postado em 14/08/2012 06:00 / atualizado em 14/08/2012 06:45

Faz bem à saúde, modela o corpo e é sinônimo de qualidade de vida. Apesar dos inúmeros benefícios para uma vida saudável, os exercícios físicos podem se tornar grandes vilões e representar riscos nesta época do ano, se não forem bem orientados. Por causa do tempo seco, médicos e treinadores físicos alertam os praticantes de atividades ao ar livre ou de academias que não contam com sistema de climatização a deixarem as atividades de lado, pelo menos por enquanto, a qualquer sintoma de mal-estar. Isso porque a umidade relativa do ar, que nos últimos dias chegou aos 34% em Belo Horizonte, torna a respiração mais difícil ,  pode causar desidratação e outros problemas, inclusive para o coração.

A baixa umidade, que está bem aquém dos 60% – índice considerado confortável pela Organização Mundial de Saúde (OMS) –, deixou Minas Gerais em estado de atenção e aviso meteorológico, como explica o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo. De acordo com ele, a umidade relativa do ar é a quantidade de vapor d’ água contido na atmosfera. “Quanto mais próximo dos 100%, mais úmido está o ar. BH está bem abaixo do índice de conforto, o que é um gatilho para problemas respiratórios”, comenta. O clima seco, segundo Claudemir, deve durar até amanhã.

Os efeitos dessa “secura” no esporte são percebidos pelas estudantes de arquitetura Natália Moreira e Maria Clara Horta durante a corrida que fazem todos os dias na Avenida Bandeirantes, no Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul. “A respiração fica mais difícil e tenho muito mais sede. O jeito é continuar correndo e me hidratar ”, comenta Natália. As duas correm seis quilômetros da avenida e, mesmo sentindo o fôlego mais curto e o corpo mais cansado, não querem deixar de se exercitar. “A corrida nos deixa mais saudáveis”, garante Maria Clara.

Mas, segundo alerta o coordenador técnico da Run & Fun Assessoria Esportiva, Paulo Henrique Santos, especialista em fisiologia do exercício, o ideal é evitar atividades físicas entre as 10h e as 16h. “O melhor é priorizar lugares fechados com climatização – hoje, muitas academias têm esse sistema”, sugere. A advogada Waldívia Fontes gosta de caminhar todos os dias durante uma hora e, mesmo sentindo a garganta mais seca e mais cansaço, diz só deixar a prática no período chuvoso. Paulo Henrique diz que quem faz caminhada deve diminuir o tempo e a intensidade caso sinta-se mal. “Quanto mais preparada fisicamente, mais a pessoa tolera o tempo seco, o que não quer dizer que está sendo bom para ela, já que há o cansaço e o desgaste”, avisa, acrescentando que a qualquer sinal de mal-estar o praticante deve diminuir o ritmo ou até parar. “A pessoa pode estar se colocando em risco.”

"Sinto-me mais cansada e com muito mais sede. Mas tento pedalar pela manhã e bebo muita água" - Lília Carvalho, ciclista (foto: Euler Júnior/EM/D.A Press)
Perigo que para a estudante de direito Lília Carvalho não é motivo para estacionar a bike. Amante de bicicleta, Lília diz pedalar quase todos os dias cerca de 20 quilômetros. “Sinto-me mais cansada e com muito mais sede. Mas tento pedalar pela manhã e  bebo muita  água. Não vou deixar de fazer esse exercício, pois acaba com o estresse e me descansa”, defende. A comerciante Viviane Santos diz a mesma coisa. No último sábado, em um percurso de cinco quilômetros feito com a filha Thaís Pompeu, ela tomou uma garrafa de água de 700 mililitros (ml). “Essa quantidade tomo quando percorro 60 quilômetros. O tempo seco nos deixa com mais sede e a boca seca. Mas não tem como parar”, afirma Viviane.

Problemas
De acordo com o médico do esporte e cardiologista Marconi Gomes da Silva, diretor científico da Sociedade Mineira de Medicina do Exercício e do Esporte (Smexe), durante as atividades físicas respiramos pela boca, aumentando a inalação de ar que não foi adequadamente aquecido pela mucosa do nariz. Isso pode provocar irritação nas vias aéreas e uma crise de asma em pessoas com predisposição à doença.

Marconi aponta que se por um lado, no tempo seco, há a vantagem de transpirar com mais facilidade, aumentando a perda de calor para o ambiente por evaporação do suor, “por outro há uma perda de líquido mais abundante e maior risco de desidratação”. Sem uma reposição adequada de água, segundo ele, o organismo passa a usar mecanismos compensatórios para conseguir manter a intensidade da atividade. “Quando não há a hidratação adequada, a frequência cardíaca pode aumentar de forma excessiva, tentando compensar um menor volume de sangue circulante dentro dos vasos sanguíneos. Em condições climáticas desfavoráveis, pode-se sobrecarregar o coração e, caso não se esteja bem preparado, é possível se colocar em situações de risco.” Marconi não desencoraja o exercício físico nesta época, mas recomenda orientação antes da prática.
Perigos
Dentre os problemas que podem ocorrer com a prática de exercícios físicos durante o tempo seco, estão: complicações alérgicas, sangramento pelas narinas, ressecamento da pele, irritação dos olhos, sensação de garganta seca, cansaço precoce e excessivo para uma intensidade de exercício normalmente bem tolerada em condições climáticas favoráveis. 

Cuide-se
– Evite fazer atividades físicas das 10h às 16h.
– Procure se hidratar adequadamente. Os especialistas recomendam cerca de 300 a 500 mililitros (ml) de água 30 minutos antes da atividade e 200 a 250 mililitros (ml) a cada 20 minutos.
– Aqueles que praticam esportes competitivos de longa duração ao ar livre, como corrida de rua, mountain bike, ciclismo, corrida de aventura e provas de triathlo, devem redobrar a atenção. Esses são esportes de alta demanda energética e metabólica e exigem ainda mais cuidados quando praticados em ambientes secos.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)