Na tarde de ontem, a média de espera pelos serviços foi de uma hora e 10 minutos nas delegacias da Rua Carangola e da Rua Michel Jeha, no Bairro São BentoDos 12 casos acompanhados pela reportagem, três passaram pela Polícia Militar, fase em que a demora média por atendimento foi superior, chegando a uma hora e 21 minutosDe acordo com a chefia da Polícia Civil, o tempo razoável para registrar uma ocorrência é de 10 a 20 minutos, pelo menos três vezes e meia menos que a espera enfrentada ontem nas duas delegacias.
As corporações recomendam que se ligue para o 190 quando um crime estiver em andamento, e que se vá a qualquer unidade policial para registro de episódios já consumadosMas nem sempre é isso o que ocorre
De acordo com o policial civil, os problemas no sistema estão entre os principais entraves para atender com rapidez“O computador aqui (na delegacia) é uma bênção”, ironiza“Você consegue registrar em 15 minutos o extravio de documentos, mas, quando o sistema cai, fica lento ou trava, a espera passa para 30, 40 minutos”, estima o agenteOutro problema apontado por ele e constatado pelo EM nas duas unidades é que apenas um servidor faz os registros, enquanto as pessoas se amontoam na sala de esperaPor isso não é difícil constatar que muitos cidadãos entram, percebem a demora que vão enfrentar e desistem do atendimento.
DESRESPEITO
Para o professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) Robson Sávio, integrante do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o cidadão não encontra estímulos para fazer o registro da ocorrência“Além de terem de esperar tempo para fazer uma queixa policial, as pessoas são maltratadas nas delegacias e nas companhias da Polícia MilitarMuitas até desistemFicam constrangidas ou com medo de fazer a ocorrência”, afirma.
A dona de casa que esperou por quatro horas e meia para registrar um simples extravio de documentos no Bairro Santo Antônio chegou à delegacia às 11h
Reclamações de atrasos e de não atendimento de policiais chegam com frequência à Ouvidoria de Polícia de Minas GeraisSó neste ano, entre janeiro e junho, foram 111 queixas de solicitações policiais mal atendidas e 42 de falhas na resposta do emergência 190A média é de uma reclamação a cada quatro dias, no caso das solicitações, e uma a cada 10 dias, para o serviço telefônico“Nos dois casos, a Ouvidoria de Polícia, como órgão de controle social e ferramenta para aprimoramento da atividade policial, vem apontando à Corregedoria e ao Comando da PM o aumento de reclamações quanto à eficiência da atuação policial, bem como sugerindo intervenções e melhorias nos serviços prestados”, disse o ouvidor de polícia, Rodrigo Xavier Da Silva.